fbpx

Avatar: Frontiers of Pandora é o novo jogo da Ubisoft que se passa no universo criado por James Cameron nos filmes Avatar.

Mas antes de falar do jogo, eu vou fazer um breve resumo da história do filme Avatar, para quem não se lembra ou não assistiu. O filme se passa no ano de 2154, e conta a história de Jake Sully, um ex-fuzileiro naval que é enviado para o planeta Pandora, onde a humanidade quer extrair um mineral valioso chamado unobtânio. Jake participa de um programa que usa avatares, corpos biológicos controlados à distância, para se infiltrar entre os Na’vi, os habitantes nativos de Pandora. Jake se apaixona por Neytiri, uma princesa Na’vi, e se alia aos Na’vi para impedir a invasão humana. O filme de ficção científica, mostra um mundo rico em detalhes e em mensagens. Com um vasto universo, James Cameron retratou Pandora e seus habitantes.

O jogo é um novo capítulo da história de Avatar, se passa na mesma linha do tempo dos filmes, mas em um continente completamente diferente de Pandora, a Fronteira Ocidental, onde você é convidado a explorar 3 regiões nunca antes vistas. Regiões todas hospedando seus próprios novos clãs Na’vi.

Avatar: Frontiers of Pandora - Clan

Você pode escolher entre diferentes tribos e personalizar seu personagem, além de usar as diversas habilidades especiais dos Na’vi, como a conexão com os animais e as plantas.

HISTÓRIA E INTEGRAÇÃO DOS NA’VI E HUMANOS

Você é um jovem Na’vi inscrito no Programa Embaixador (TAP) pela RDA. Que foi aparentemente criado para criar os jovens Na’vi na esfera cultural humana. Eles se tornariam enviados da RDA para os vários clãs e comunidades em Pandora, promovendo a agenda da RDA e permitindo que os Na’vi se beneficiassem dos avanços humanos. No entanto, como Na’vi e as relações humanas em Pandora azedaram, o programa começou a inclinar-se para competências militares e secretas para serem utilizadas num cenário de maior confronto.

Depois de escapar da TAP anos depois, você passa a fazer parte da Resistência na Fronteira Ocidental. A RDA estabeleceu esta parte nunca antes vista de Pandora, e o objetivo da Resistência é impedir a RDA de poluir a terra, matar a vida selvagem e perturbar o equilíbrio natural.

Avatar: Frontiers of Pandora - Poluição

Como filho de dois mundos (com origem Na’vi e humana), você é o único capaz de compreender esse conflito e acabar com ele, ao mesmo tempo em que aprende mais sobre seu próprio clã e o que significa ser Sarentu.

Com florestas distintas, montanhas flutuantes e áreas selvagens indomadas repletas de flora e fauna coloridas, esta paisagem abundante oferece tudo o que seus Na’vi precisam para sobreviver contra a corporação militarista conhecida como RDA. Ajude a restaurar a natureza de Pandora e lute contra RDA, que pretende destruir este delicado ecossistema.

PANDORA E SEUS RECURSOS

Enquanto você explora o vasto mundo aberto e aprende sobre suas diferentes regiões e biomas, você reunirá recursos, caçará animais e conhecerá outros clãs Na’vi que podem ajudá-lo em sua jornada para resistir à RDA.

Explore todos os cantos para fazer descobertas a pé, cavalgando ou ainda em voo com seu Ikran. No entanto, com a beleza vem o perigo, então é bom se preparar para encontros surpreendentes com a vida selvagem e RDA para testar suas habilidades enquanto explora Pandora.

Avatar: Frontiers of Pandora

Você deverá caçar e coletar ingredientes, não só contribuir para os clãs em troca de influência e favores, mas também para construir artefatos bélicos, como coletes, bandanas, arco e flecha, além de munições. Mas não para por aí, você também irá utilizar seus dotes culinários para criar diferentes receitas ou, além de recuperar energia, você receberá diferentes bônus ao consumir estes quitutes.

ENCANTAMENTO, JOGABILIDADE E SIMILARIDADES

Assim como nos filmes, o jogo tem uma fotografia encantadora, cenários deslumbrantes e contrastes visuais. O jogo possui gráficos incríveis, que mostram a beleza e a diversidade da flora e da fauna de Pandora, com cores vibrantes e efeitos de luz impressionantes. Com muita ação e aventura, mas também momentos de calma e contemplação, onde você pode apreciar a natureza e a cultura dos Na’vi. Embora haja um pequeno problema técnico da interface do jogo em cenários escuros, aonde os indicadores aparecem com marcas mal “recortadas” nas camadas de Sprite.

Avatar: Frontiers of Pandora - Problemas UI Sprite

Como informado anteriormente, enfrentaremos à ameaça da RDA, uma corporação humana que quer explorar os recursos naturais do planeta. Você vai ter que usar sua inteligência e sua coragem para defender seu lar e seu povo.

A RDA possui diversas instalações extratoras que consomem os recursos de Pandora de forma desenfreada, sem se importar com o meio ambiente, gerando muita poluição e esgotamento dos recursos naturais, muito bem representado no jogo com cenários desprovidos de cores e recursos, e diversas carcaças de animais. O universo Avatar acaba sendo uma crônica da corrida extrativista que assola nosso planeta, em busca sempre de dinheiro.

Avatar: Frontiers of Pandora

O jogo tem muita inspiração na série Far Cry, principalmente do Far Cry Primal, também da Ubisoft.  Você vai reconhecer alguns elementos da jogabilidade, como a liberdade de escolha, o sistema de furtividade, o combate dinâmico, diversas missões secundárias e vários colecionáveis. Mas o jogo também tem suas próprias características, como o uso do voo livre, o combate montado e a interação com o ambiente.

Ao desativar uma instalação da RDA, análoga aos Outposts de Far Cry, a poluição é diminuída, ao invés da influência dos inimigos na região.

Você precisará gerenciar não só a sua vida, mas também a sua energia, recuperada ao consumir refeições, frutas etc. A vida é recuperada consumindo energia ou usando itens de recuperação.

Avatar: Frontiers of Pandora - Skills

A árvore de habilidades é dividida em 5 grupos: Survivor, Warrior, Hunter, Maker e Rider. você recebe pontos de habilidades ao completar as missões principais e secundárias, e ao se conectar com as mudas de Tarsyu. Ainda há as 12 habilidades de ancestrais, que são formadas pela profunda conexão de Sarentu com Pandora. Estas obtidas ao se conectar com as flores Tarsyu, fornecendo bônus ao personagem.

Os seus dotes de cozinheiro e artesão irão depender muito da qualidade dos materiais, que são categorizados como Fine (na cor verde), Superior (na cor rosa) e Exquisite (na cor amarela). Os ingredientes vegetais mais raros, e logo melhores, estarão em alguma localidade e/ou condição climática específica. Alguns devem ser coletados na chuva outros à noite. Já os itens de origem animal seguem à idade, quanto mais velho, melhor a qualidade dos insumos.

Avatar: Frontiers of Pandora - Personagem

A build do personagem vai depender muito de seu estilo de jogo, existem 3 opções de arco, e ainda opções de munição. Há ainda uma lançador de lanças e “granadas”, que podem ser explosivas, incendiárias ou tóxicas. As armas humanas, rifle e escopeta, também estarão disponíveis para uso, porém a munição dever ser coletada em baús. Você terá até 4 armas equipadas entre as 7 opções.

O nível do personagem é formado pela qualidade dos itens que você utiliza, além das habilidades desbloqueadas. Algumas instalações e missões possuem recomendação de nível mínimo, mas sem restrição. O nível máximo é 20.

Em algumas localidades você poderá trocar pontos de favor ou peças por armas, módulos de upgrade e até mesmo ingredientes. Você vai receber os Designs, conforme progrida na campanha ou contribua para os clãs Na’vi. As receitas na grande maioria você vai conseguir experimentando/cozinhando.

Existe um Hunter’s Guide que é consulta obrigatória no jogo para saber mais sobre os elementos. Você obterá informações ao utilizar o seu senso Na’Vi e obter os detalhes. Aliás será de muito uso este senso, pois através dele você identificará inimigos, flora, fauna e até mesmo os objetivos de cada missão.

O jogo possui duas opções para navegar e orientar aos objetivos, para os mais puristas não terá muito auxílio e precisará explorar dicas das localizações e mapa. A outra opção é a guiada, inclusive recomendada, irá auxiliar um pouco mais, mas ainda assim em algumas missões precisará de perspicácia. Um dos pontos que precisa melhorar.

Os combates são muito inspirados em Far Cry, tem a ótima jogabilidade e opções de embate. O mapa é bem vasto e existem várias categorias de colecionáveis, porém poucos irão acrescentar bônus a sua build, logo torna as suas coletas opcionais, embora recomendadas para uma maior imersão e exploração de Pandora. Claro que o seu Ikran vai auxiliar e muito nesta aventura. Aliás mais uma das descobertas na tentativa e erro é a refeição favorita de seu Irkan, ao identificá-la, quando for consumida o bônus de stamina será maior.

Existem muitas missões e localidades secundárias que instigam explorar Pandora. Cada visual de tirar o fôlego. A Ubisoft disponibilizou inclusive alguns artigos em seu site como as 6 primeiras coisas a se fazer em Pandora e um guia de coleta e caça que podem ajudar em sua jornada. Minha recomendação é o site Map Genie que possui um guia interativo de Pandora, com checklists e localizações diversas.

Avatar: Frontiers of Pandora tem suporte a Co-op para 2 jogadores explorarem Pandora. As missões concluídas ficam salvas para ambos os jogadores. Em outras palavras, o jogador convidado pode retornar à sua própria aventura individual e continuar de onde parou. Ao retornar à sua campanha, o jogador convidado pode pular missões que já tenha cumprido com um amigo. Se o jogador convidado precisar de uma habilidade específica para concluir uma missão, mas ainda não a tiver desbloqueado, a habilidade será concedida permanentemente.

OPINIÃO

O jogo é uma experiência única e imersiva, que te faz sentir parte de um mundo fantástico e fascinante de Pandora. Embora tenha alguns problemas técnicos visuais relacionados à interface em ambientes escuros, e a indicação de objetivos em certas missões, é uma ótima pedida para quem gosta de jogos de ação/aventura com elementos de RPG, ficção científica ou simplesmente de Avatar, você não pode perder esse jogo.
A localização é muito bem-feita, com ótimas dublagens e menus em português (Brasil).

Nossa nota para Avatar: Frontiers of Pandora

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: UBISOFT
Desenvolvido por: MASSIVE ENTERTAINMENT
Data de lançamento: 07/12/2023
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Ubisoft para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

Powered by keepvid themefull earn money