fbpx

Eu sou grande fã dos RPGs de ação, por simplesmente trazerem abordagens mais diretas ao invés de serem algo mais cadenciado. Confesso que não conhecia Dungeons of Sundaria, mas a premissa de focar em várias dungeons, chefes e ainda a possibilidade de jogar com outras pessoas me incentivou a conhecê-lo.

Dungeons of Sundaria é um RPG de ação criado e publicado pela Industry Games, no qual os jogadores precisam completar as oito dungeons presentes no vasto mapa do título.

Será que essa premissa é suficiente ou o jogo possui outros atrativos, descubra em nossa análise a seguir.

RPG raiz

Como todo bom RPG, no começo das nossas aventuras, partimos para a criação do personagem, que possui várias opções, que vão desde classes, raças e características.

As classes são aquelas tradicionais de qualquer RPG que se preze, com anões, elfos, magos, caçadores e até mesmo os tradicionais guerreiros. Você pode usar qualquer tipo de arma independentemente da classe, mas lembrando que as habilidades são especificas das classes.

As classes definem as habilidades, que conforme evoluímos podemos atribuir a um botão ou combinação de botões. Assim que todas as combinações chegam ao limite, que é próximo ao level 20, você terá que escolher o que cabe ao seu estilo. Posteriormente a esse nível, temos a opção de melhorar essas habilidades, então devemos escolher nossa melhor configuração.

Existem golpes muito poderosos, mas também habilidades passivas e de defesas, algo que vai de acordo com o estilo do jogador.

Por mais que o combate pareça divertido, e ele é, por causa das muitas habilidades que ativamos ao mesmo tempo e o número elevado de inimigos, acaba que fica muito cansativo em algumas horas, então penso que para um jogo com dungeons longas, deveria ter algo bem mais trabalhado.

Nosso herói também possui uma grande quantidade de itens para equipar, algo parecido com a franquia Diablo, mas em um número bem maior, inclusive com diferentes configurações.

Uma história sem sal

A história não me conquistou em nada, simplesmente pela aventura não trazer tantos atrativos em termos de narrativa, então não espere por algo interessante, com personagens carismáticos, mas algo totalmente descartável.

Sundaria possui várias dungeons e uma cidade, na qual o jogador pode comprar novos itens, pegar missões e informações com alguns NPCs, que são bem simplórios, tirando qualquer vontade de conversar com alguém para descobrir algo da história. As missões fornecidas por esses NPCs são bem sem graça e sem sentido, assim como a história principal, deixando claro que o que realmente importa são as dungeons.

Dungeons variadas

Dungeons of Sundaria tem como seu principal atrativo as suas variadas dungeons, na qual o jogador parte em solo, coop local ou online para uma aventura cheia de perigos. A experiência em solo foi mais rica para mim, visto que a dificuldade é mais balanceada, tendo inimigos com níveis de acordo com o seu nível, mas ao jogar o online, o jogo se baseou no nível do jogador que criou a sala, algo que ficou quase impossível para mim, mas que era recompensador para subir de nível rapidamente e ainda pegar itens poderosos.

Cada dungeon possui aspectos diferentes, além de inimigos de acordo com o seu tema. Um dos pontos positivos do jogo são a quantidade enorme de chefes, algo que sempre traz um desafio relevante.

Além da variedade de inimigos, o jogo também possui uma grande quantidade de itens que são obtidos em baús e nos corpos dos inimigos mortos, então vale a pena fazer uma busca profunda pelo ambiente.

As dungeons são bem interessantes, mas como citei anteriormente, são muito longas e repetitivas, algo que não muda mesmo em dificuldades mais difíceis. Um grande incentivo são as conquistas fornecidas em cada dungeon completada, inclusive em dificuldades diferentes.

Som e gráficos

Dungeons of Sundaria também sofre como um produto datado, tanto em gráficos quanto no som, faltando aquele capricho para um produto mais moderno. Se esse jogo fosse lançado em gerações passadas, tecnicamente seria aceitável, mas ele não se adequa nem a jogos retro, que são assim por escolha.

A parte técnica também possui problemas, principalmente com uma quantidade boa de inimigos, por varias vezes o inimigo se posiciona na tela de forma estranha, causando um pouco de cansaço em ver algo tão rápido na sua frente.

Dungeons of Sundaria curiosamente está com menus e legendas em Português do Brasil, algo que serve para dar entendimento ao jogador nas suas mecânicas que são fáceis de pegar.

Opinião

Dungeons of Sundaria não é um dos melhores RPGs de ação, visto que é muito datado e possui uma história totalmente descartável. Mas as dungeons, que são o seu principal chamariz, consegue divertir por algumas horas, com muitos itens e chefes fortes, mas enjoam em um certo momento, por conta de serem muito longas e repetitivas.

O coop local e online é legal, mas peca em não balancear os inimigos, deixando quem possui o level mais baixo em desvantagem.

Dungeons of Sundaria é mais um caso de um jogo com ótimas ideias, mas por conta de não acompanhar a evolução, ou por não ter verba para fazer algo melhor, acaba que não consegue competir com projetos de mais investimento. Aconselho comprar em uma promoção ou esperar entrar no catalogo Xbox Game Pass. 

Nossa nota para Dungeons of Sundaria

Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Industry Games
Desenvolvido por: Industry Games
Data de lançamento: 12/12/2023
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Industry Games para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money