fbpx

Tekken é uma das franquias mais importantes do mundo, com várias edições e um elenco robusto de personagens diferenciados. Coloco o jogo na mesma prateleira dos maiores jogos do gênero, tendo acompanhado a evolução das gerações.

Chegou a vez do primeiro jogo da franquia para a atual geração, e Tekken 8 promete uma história de muita qualidade, além de capricho nos aspectos técnicos e de conteúdos. Será que a guerra entre Kazuya e Jin vale ainda a pena? Descubra em nossa análise a seguir.

Uma guerra pelo mundo

Na minha opinião, a história faz parte importante mesmo em jogos de luta, visto que um jogo sem esse elemento parece não ter uma alma. Sempre achei a história de Tekken promissora, mas sem usar todo o seu potencial. Em Tekken 8, tivemos a promessa de que a guerra entre Jin Kasama e Kazuya chegariam ao seu ápice, inclusive com consequências mundiais e isso foi totalmente entregue, como uma das melhores histórias em jogos de luta que já tive a oportunidade de conhecer.

Confesso que algumas motivações me deixavam confuso em relação a ambos os personagens principais, mas nessa história os arcos foram muito bem construídos e enriquecidos com bastante conteúdo. Temos desde uma guerra generalizada entre vários personagens, o lendário torneio Rei do Punho de Ferro e a clássica rivalidade de Kazuya e Jin, que irão elevar seus poderes a um outro patamar.

Sim, o plot principal aborda a luta entre pai e filho, mas os personagens secundários são tão bons, que nos instigam a prestar mais atenção ao que acontece em volta deles e ainda sobre o passado de todos.

Outra personagem que recebe bastante destaque é Reina, uma lutadora cheia de mistérios e totalmente ligada ao conflito de Kazuya e Jin. No final, temos uma luta incrível, que vai te deixar preso com o controle na mão, pra querer saber o que vai acontecer, mesmo que meio sendo muito óbvio.

Além da história principal incrível, temos pequenos arcos com cada personagem separados no menu, então caso queira saber mais desse personagem você pode jogar a sua própria história e ainda assistir um final de cada um.

Vamos lutar?

Tekken 8 não se trata somente de uma história de qualidade, seu gameplay é cheio de recursos com habilidades diferentes e muito gostoso de se jogar. As lutas são disputadas até os momentos finais, com recursos de bloqueios, especiais e contra ataques poderosos. Além disso, temos um hall incrível de lutadores, que possuem estilos bem diferentes de artes marciais, algo que pode conquistar vários jogadores.

Os golpes são muito precisos e fáceis de aprender, algo que alguns minutos com o personagem já nos dá uma noção para não passar vergonha contra o computador. O jogo também possui múltiplos níveis de dificuldade, então há espaço para todos.

Opções para todos

Tekken 8 possui uma grande quantidade de conteúdo, que começa pelo seu ótimo modo campanha, que é acompanhado por as histórias secundárias de outros personagens. Depois temos um modo arcade que não curti muito, sendo algo parecido com um MMO de avatares, que fazem disputas com a maquina, inclusive com campeonatos e tudo mais.

Depois me aventurei no modo online, que possui partidas casuais e ranqueadas, recheado de opções de conexão e níveis de classificação. Não tive problemas de conexão, dando rapidamente para encontrar partidas.

Outro ponto positivo do conteúdo de Tekken 8  é a personalização de personagens, com opções hilárias, que inclusive estão sendo mostradas na internet.

Esses personagens customizáveis podem ser usados nas partidas online ou local, algo que é legal para ver as opções de outros jogadores pelo mundo.

Outro modo bem conhecido e que está presente é o Tekken Ball, então prepare-se para se divertir com esse modo bem louco, com uma luta entre dois jogadores e uma bola que devemos golpear contra o adversário ou no seu campo.

Excelência técnica

Mais um destaque entre vários de Tekken 8 são seus gráficos, que mesmo rodando em um Xbox Series S, beira ao realismo. Sim, a modelagem de personagens e ambiente mandou bem demais ao trazer mais realidade para os personagens e arenas.

As cenas da história também são muito bem feitas e escritas, algo que instiga o jogador a prestar atenção em cada detalhe. Não tive bugs ou problemas de performance na minha jornada, então foi algo bem incrível, visto que vários jogos estão sendo lançados com problemas nos últimos anos.

O som de Tekken 8 também é algo de se elogiar, com uma trilha incrível e que carrega o peso de cada momento da história e do combate. O jogo não possui dublagem em nosso idioma, mas tem legendas em Português do Brasil, algo que ajuda a entender mais da história e das relações entre os lutadores.

Opinião

Tekken 8 é um dos melhores jogos de luta de todos os tempos, reunindo uma história incrível, gameplay cheio de recursos e vários modos de jogo que vão entreter o jogador por bastante tempo. A história começa e termina de uma maneira épica, trazendo momentos de tirar o folego, além de apresentar elementos do passado e motivações dos personagens.

A variação de conteúdo vai te entreter por muito tempo, tendo destaque para os modos online e a vasta personalização dos personagens. O hall de lutadores pode conquistar um grande público, por simplesmente ter estilos e artes marciais bem diferentes. Cada lutador possui maneiras diferentes de acertar o adversário, gerando aquela dor de cabeça boa ao ter que escolher um personagem favorito.

Tekken 8 é uma das melhores opções para quem busca um jogo de luta na atual geração, visto que poucos jogos obtiveram êxito em todos os quesitos.

Nossa nota para Tekken 8

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Bandai Namco
Desenvolvido por: Bandai Namco
Data de lançamento: 25/01/2024
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Bandai Namco para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money