fbpx

A franquia Tomb Raider é uma das maiores do mundo, moldando uma geração de jogos de aventura até os dias de hoje. Quem não conhece Lara Croft? A eterna caçadora de tumbas, sensual e destemida, que viaja o mundo em busca de artefatos, e que no final tem sempre que salvar o mundo.

Recentemente tivemos um reboot, que foi um grande sucesso, mas os fãs mais hardcore da franquia sempre sonhavam com uma volta ao passado, e foi isso que a Aspyr fez, com o desenvolviento de Tomb Raider I-III Remastered, que realmente traz de volta a trilogia clássica, com novos gráficos e otimização.

Será que o clássico ainda tem espaço nos dias de hoje? Vamos descobrir em breve em nossa análise.

Voltando ao passado

Quando descobri que teríamos a oportunidade de jogar a trilogia clássica remasterizada de Tomb Raider, foi uma alegria tremenda e um forte sentimento de nostalgia. Tomb Raider II foi um dos jogos que me levaram a olhar o PC com bons olhos, por trazer uma proposta de aventura bem madura e desafiadora.

O primeiro Tomb Raider começa de forma interessante, com uma jogabilidade de aventura que não tinha em muitos jogos da época, com várias resoluções de puzzles, armas, armadilhas e plataformas para serem escaladas. Como foi o que menos joguei no passado, foi interessante experimentar, visto que ele não possui tantos elementos assim de ação, focando mais em todo o resto. Existem vários animais, inclusive dinossauros, isso mesmo que você leu, Lara Croft lutou contra dinossauros, algo bem louco, se você comparar com os jogos mais atuais.

Partindo para Tomb Raider II, fui contagiado por um forte sentimento de nostalgia, visto que esse jogo é um dos meus jogos da vida, simplesmente por levar a franquia para mais ação, com vários inimigos humanos, além de trazer alguns locais como Veneza, diferentemente de florestas e cavernas, algo mais presente no primeiro e terceiro jogo.

Foi maravilhoso voltar a locais com uma nova cara, reviver cenas refeitas e personagens emblemáticos. Sinto que o segundo jogo é um pouco mais fácil, mas mesmo assim traz desafios bem interessantes.

Finalizando com Tomb Raider III, um jogo que tentou recriar as raízes do primeiro jogo, ao trazer mais inimigos animais e ainda tumbas nas florestas, algo que não curti tanto assim, mas mesmo assim é um bom jogo, trazendo ainda novos movimentos de Lara, que foram implementados nessa nova versão.

Alguns jogos possuem veículos como lanchas, barcos e até mesmo um quadrículo, algo bem diferente para aquela época.

Lembrando que todos os três jogos chegam com suas respectivas expansões, fazendo valer ainda mais o investimento nessa remasterização. Os conteúdos adicionais assim como a famosa mansão de Lara Croft também receberam o mesmo capricho, logo você poderá prender o seu mordomo no frigorifico com mais qualidade.

Um ótimo trabalho de remasterização

A Aspyr fez um ótimo trabalho em Tomb Raider I-III Remastered, trazendo melhorias gráficas como novas texturas, adições de mais elementos no cenário e também uma iluminação refeita, sinto que algumas texturas ficaram um pouco brutas e não se encaixaram bem, mas em casos bem raros, algo que não faz tanta diferença, agora a iluminação as vezes atrapalha, pois alguns locais ficaram mais escuros, então isso me incomodou bastante, tendo que usar bastante o sinalizador para iluminar áreas que no clássico eram mais claras.

As cenas de computação gráfica permanecem intocadas, algo que poderia ter sido refeito, visto que ficou bem abaixo da qualidade apresentada nos remasters, mas em contrapartida as cenas in-game ficaram muito boas, então meio que não faz tanta diferença, pois as cenas in-game são mais presentes.

Além disso, o framerate foi ajustado para até 60 FPS, algo que deu uma baita diferença para driblar alguns desafios. O jogador pode trocar para o remaster ou clássico ao apertar um simples botão, algo que é bem legal para ver como eram os jogos no passado.

Os controles também receberam ajustes finos, algo que melhorou aquela sensação de jogabilidade travada, mas mesmo assim ainda com padrão dos clássicos, então não espere algo parecido com a nova trilogia.

Os efeitos sonoros também foram melhorados, além de surpreendentemente ter legendas em Português do Brasil, algo que ajuda a entender a história.

Opinião

Tomb Raider I-III Remastered é uma verdadeira homenagem para um clássico que moldou os jogos de aventura, com muitos quebra cabeças, plataformas, armadilhas e também tiroteio. Essa movimentação foi interessante para a Aspyr se consagrar como uma empresa boa em fazer ports e remasterizações.

Hoje, para a história dos jogos, é uma maravilha ter essa remasterização, pois seria um jogo esquecido para a nova geração de jogadores, que agora podem conhecer mais do passado de Lara Croft e ainda resgatar o amor dos fãs dessa amada franquia.

A Aspyr mandou bem demais na parte técnica, trazendo novas texturas e modelando algumas cenários para uma nova realidade, mas sem perder o charme do material original. Existem alguns problemas como a má iluminação em certos pontos, mas nada que possa ser corrigido com uma atualização. O som também ficou muito bom e as legendas em nosso idioma foram algo muito positivo, e que pode trazer ainda mais jogadores para essa aventura

Tomb Raider I-III Remastered é uma das melhores remasterizações que tive a oportunidade de conhecer, trazendo realmente uma mudança positiva para um produto tão especial. Que venham mais trabalhos dessa empresa tão promissora.

Nossa nota para Tomb Raider I-III Remastered Starring Lara Croft
Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Aspyr
Desenvolvido por: Aspyr
Data de lançamento: 13/02/2024
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Aspyr para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money