fbpx

Quando Palworld foi revelado, ele imediatamente chamou a atenção do público com uma inusitada mistura de sobrevivência e monstrinhos, no maior estilo Pokémon, armados até os dentes para te ajudar em combate. O mundo aberto da Pocket Pair parecia também um lugar bastante colorido e interessante de explorar.

Passados alguns meses, o jogo chegou para Xbox e PC em acesso antecipado, para ser testado e aprimorado junto com sua comunidade. Palworld se tornou um sucesso instantâneo, quebrando recordes de jogadores no PC, bem como se tornando o jogo, de estúdio parceiro, mais bem-sucedido da história do Game Pass.

Passada a comoção inicial, e as mais infames piadinhas de quinta série, Palworld ainda mostra que possui conteúdo para seguir evoluindo? Ele vai além de uma simples mistureba de diversos jogos de sucesso? Confira nossas impressões durante o acesso antecipado e após diversas atualizações.

Um mundo interessante de explorar

Não espere uma história elaborada para embalar a aventura em Palworld, o jogo simplesmente te joga nesse universo e você rapidamente entende que precisa coletar e administrar recursos para sobreviver. Também existem as curiosas criaturinhas chamadas de Pals, que possuem formas e habilidades bem distintas, tanto para combate quanto para trabalho. Você percebe que precisará explorar cada cantinho desse mundo para buscar recursos e assim evoluir seu personagem e criar uma base para se tornar cada vez mais poderoso. Também existem outros humanos sobrevivendo honestamente, e outros nem tanto, que cruzam seu caminho e podem ser aliados ou inimigos.

As inspirações estão por todos os lados. Sejam os monstrinhos e o sistema de captura que lembra Pokémon, as mecânicas de sobrevivência que me levou a lembrar de ARK: Survival Evolved, ou ainda pitadas nos cenários que até mesmo me trouxeram Elden Ring a lembrança.

Como eu já disse antes, não existe narrativa, pelo menos nessa versão mais inicial, então conforme vamos desbloqueando pilares, desbravando dungeons e enfrentando outros humanos com seus poderosos Pals, vamos tentando imaginar o que pode estar acontecendo com os personagens e o universo que envolve Palworld. Também existem alguns diários espalhados que acrescentam muito pouco. Eu chuto que nem os desenvolvedores sabem ainda como irão desenvolver essa parte de seu projeto.

Coloque os Pals para brigar ou trabalhar

Como já podemos perceber os Pals são parte essencial de Palworld, eles serão peça chave para evoluirmos nossa base, bem como nossos companheiros de combate.

Em relação ao trabalho na base, cada Pal possui sua própria característica especial de trabalho, seja para minerar, cortar madeira, criar e transformar recursos diversos, plantar e cultivar e por aí vai. Eles também possuem características passivas que variam bastante, que podem melhorar ou piorar seu trabalho, e até mesmo o combate. Você pode ter um Pal que come demais, gosta muito de dormir, mas também especialistas em determinados trabalhos. Dessa forma, vale a pena ficar capturando o mesmo tipo de monstrinho diversas vezes até achar um que tenha características mais interessantes. Lembrando que as habilidades e estilos de trabalho são fixos de cada Pal, o que varia são as Passivas.

Esse trabalho dos Pals é essencial para acumular recursos e evoluir sua base, de forma a ter acesso a itens e mecânicas cada vez mais avançadas. Para evoluir sua base basta ir completando as tarefas que surgem em cada nível. A quantidade de Pals que podem ser utilizados em sua base vai aumentando conforme você sobe o nível dela. Também é importante fortalecer seus monstrinhos e sua base para afastar os invasores que constantemente buscam destruir sua fortaleza.

Os Pals também são de grande ajuda na locomoção pelo mapa, uma vez que muitos deles podem ser usados como montarias terrestres e voadoras.

Em relação ao combate, cada um possui um estilo próprio de batalhar, com habilidades únicas que podem ser expandidas com o uso de frutas especiais que ficam espalhadas pelo mapa. Além disso, as melhorias passivas são muito importantes não só para deixar seu monstrinho mais eficiente na pancadaria, mas também para melhorar o desempenho do seu próprio personagem, aumentando estatísticas como armadura e dano, por exemplo. Além disso, existe o recurso chamado Alma de Pals que pode ser usado para melhorar diversas estatísticas do seu monstrinho, deixando ele bem mais forte. Além disso, eles também sobem de nível conforme trabalham ou estão contigo explorando o mundo. Seu próprio personagem recebe pontos de atributo ao subir de nível, também podendo melhorar atributos de combate ou de trabalho.

Outra forma de melhorar seu monstrinho é criando um item específico para ele, transformando ele em lança-chamas em suas mãos ou ainda um lança-foguete de destruição em massa. Os Pals que podem ser usados como montaria também possibilitam que o jogador use suas habilidades enquanto está montado nele. E
Você pode levar consigo até cinco Pals por vez enquanto explora o mapa, no entanto, só pode utilizar um por vez. Alternar entre eles é bem simples e rápido.

Descubra sua forma de explorar esse universo

Uma das mecânicas mais legais de Palworld é a captura dos monstrinhos, algo que irá ocupar grande parte do seu tempo. Você precisa das criaturas para melhorar sua base, te ajudar a explorar o mapa e coletar recursos com mais eficiência e, é claro, participar de muitas batalhas. O sistema é simples, você precisa de um item chamado de Esfera de Pal, que possui diversos níveis de qualidade, e quanto melhor ela for, maiores as chances de captura. Após baixar bastante a barra de vida do Pal, você mira e joga essa esfera nele e é mostrado um percentual de sucesso de captura, você apenas irá capturar o monstrinho se a barra chegar a 100. O Pal pode fugir da esfera, e você deverá jogar outra nele. Dessa forma, sempre saia com o inventário bem abastecido de esferas.

No entanto, capturar Pals é apenas parte desse universo, pois você constantemente encontra criaturas raras, chefes, dungeons, torres onde podemos batalhar contra outros humanos e seus Pals poderosos, locais escondidos com comerciantes suspeitos, itens colecionáveis, e por aí vai. Você também irá constantemente explorar em busca de recursos para melhorar sua base, seu personagem e seus Pals, além do desafio de capturar todos os Pals disponíveis e assim completar sua Palpédia, ou ainda quem sabe apenas completar todas as Conquistas. Sempre haverá algo para fazer em Palworld, e o mais interessante é que o ritmo e o objetivo quem coloca é o próprio jogador, com foco no que ele mais curte fazer. O mapa é gigante e com os mais variados biomas, sendo muito interessante de explorar.

Caso os jogadores desejem configurar seu servidor com as mais diversas possibilidades de alterações, pode fazê-lo sempre antes de entrar em seu próprio servidor. Infelizmente, a versão do Xbox ainda não conta com servidores dedicados, dessa foram caso vá jogar com seus amigos, sempre apenas um será o host e todo o progresso do seu personagem ficará nele. Caso deseje explorar solo, deverá criar outro personagem em seu próprio servidor. Um sistema arcaico que não cabe ou funciona atualmente. Felizmente a Microsoft já anunciou que irá ajudar a Pocket Pair nesse assunto. Caso jogue com seus amigos poderá alocar apenas mais três convidados ao seu servidor, outra limitação horrível para um jogo cooperativo tão massivo.

O que pode melhorar?

Sim, Palworld ainda está em acesso antecipado e muito ainda pode, e deve, melhorar e ser alterado, mas alguns aspectos devem ser pontuados. Dentre os já citados temos a falta de uma história para embalar o jogo. Temos os problemas com os servidores e limitações para jogo cooperativo.

Além deles, os Pals ficam constantemente presos em estruturas na base, resultando em falta de trabalho e até mesmo doenças, sendo situações que atrapalham bastante a evolução. Além disso, o jogo possui muitos momentos de lentidão e travamentos, que mesmo que tenham sido melhorados com as últimas atualizações, ainda acontecem. O fato da versão do Xbox estar sempre muito atrás da Steam também é um problema que precisa ser resolvido, pois se não conseguem lançar as atualizações ao mesmo tempo, que a versão do Xbox esteja pelo menos apenas uma atualização atrás.

O lado positivo de todo esse sucesso, e tantos ajustes sendo necessários, é que a Pocket Pair parece bem atenta e disposta a arrumar seu jogo, sempre se mantendo em contato com sua comunidade e liberando correções da forma mais rápida que eles conseguem. Foi até mesmo revelado um Roadmap, com diversos conteúdos que serão adicionados no futuro, mas o foco é arrumar a casa primeiro.

Palworld possui um potencial gigantesco de se manter como um sucesso por muitos e muitos anos, pois a sua mistura de estilos é viciante e divertida de jogar. Caso o estúdio se dedique a manter o jogo recheado de conteúdos e foquem em adicionar melhorias e correções constantes, iremos ver e ouvir as piadinhas infames relacionadas ao jogo por muito tempo ainda. A Pocket Pair possui uma joia em suas mãos, mas precisa saber lapidá-la com muito cuidado.

Caso queira testar o jogo, você também pode acessá-lo através do Xbox Game Pass.

Clique aqui, e confira Palworld (Game Preview) na Microsoft Store

*O jogo foi acessado via Xbox Game Pass para a realização deste Preview.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money