fbpx

Os simuladores foram um dos gêneros que mais fizeram sucesso com a proximidade do PC com os consoles. Com isso, vários jogos interessantes foram surgindo, trazendo uma mistura de diversão e um gameplay mais hardcore, testando as habilidades do jogador com algo mais próximo da realidade. Os famosos simuladores de caminhões e ônibus povoam a internet com conteúdo constante, além de serem bem divertidos. Mas nunca fui um jogador que me prendia nesse tipo de jogabilidade, mas eis que conheço a franquia MudRunner,  que me conquistou por trazer algo diferente e desafiador

A franquia se trata de um simulador de veículos pesados e leves, mas com o diferencial de ir mais para o lado do Off Road, tendo ainda explorado outras vertentes como a neve com Snowrunner e por último Expeditions: A MudRunner Game, que é focado na exploração de ambientes extremos, mas com o diferencial de usar apetrechos tecnológicos.

Será que o jogo conseguiu me conquistar? Descubra em nossa análise a seguir.

Explore, descubra e enfrente

Em Expeditions: A MudRunner Game, o jogador partirá em expedições por três mapas gigantes, que são distribuídos em vários postos de expedição. Então, quando você pensar que desbravou todo o cenário, ainda terá muito o que conhecer.

Primeiramente, a grande diferença para os outros jogos da franquia são os objetivos, que são voltados para o ramo da expedição. Além, é claro, de equipamentos exclusivos para esse tipo de negócio, que vão desde sondas para os rios, até mesmo equipamentos para procurar abalos sísmicos.

Nos primeiros minutos, participamos de alguns tutoriais bem rápidos, mas que serão uteis para dar segmento as nossas expedições. O gameplay é bastante intuitivo, então logo você estará usando os equipamentos certos para cada momento. Realmente todos os mapas colaboram para o jogador usar as habilidades como explorador, seja na expedição principal ou mesmo em missões secundárias, mas que trazem uma repetição exagerada de objetivos, mesmo sendo em mapas diferentes.

Pra quem não conhece a franquia, o jogador tem vários artifícios para poder vencer os obstáculos, podendo esvaziar os pneus, ao risco de estourá-los ou mesmo pode colocar âncoras em lugares específicos para poder puxar o veiculo de lugares improváveis.

Além disso, podemos contar com tecnologias de ponta, como um equipamento para medir a profundidade dos rios, um drone para poder ver os locais por onde passar, detector de metais e muito mais.

Além das expedições principais, temos objetivos secundários que rendem uma boa grana, as vezes até mais do que a expedição principal, então não deixei de salvar carros atolados ou mesmo procurar uma caixa preta de um avião caído, por mais que esses objetivos sejam mais distantes, eles ajudam na compra de veículos e equipamentos.

Prepare o seu equipamento

Um dos momentos mais importantes em Expeditions: A MudRunner Game, é a preparação antes de partir para as expedições, onde devemos escolher os veículos, equipamentos e profissionais, que facilitarão nossa jornada. Em muitos casos alguns equipamentos serão obrigatórios, então preste atenção no que irá levar ou qual veiculo vai escolher.

Começando pelos upgrades, que vão desde novas carrocerias até mesmo equipamentos próprios para executar algumas tarefas. Isso levando em consideração peso, tração e outros quesitos.

Além da loja de upgrades, podemos comprar novos veículos, que não estão totalmente disponíveis para compra no começo. sendo necessário completar algumas missões para isso. Um dos problemas do jogo é que os melhores veículos, são destinados a compra por DLC ou em edições mais robustas, fazendo com que o jogador, sem essa ajuda extra, leve mais tempo para completar algumas missões.

Voltando a falar da preparação dos equipamentos, eles possuem custos, então para maximizar seus lucros, devemos levar somente o necessário, ou mesmo se arriscar com menos para ganhar mais. Ao jogarmos mais vezes, pegamos a manha para passar por certos terrenos que acabam virando armadilhas, então escolha com sabedoria.

Som e gráficos

Expeditions: A MudRunner Game possui gráficos muito belos em cenários de tirar o folego, algo que me assustou no começo, pois tive alguns travamentos, que logo após a primeira reiniciada resolveram. Vi que alguns jogadores sofreram com ausência de texturas, mas eu que joguei após o lançamento, e tive uma experiência bacana, mesmo jogando em um  Xbox Series S.

Os três mapas possuem particularidade de paisagem e terreno bem distintos, trazendo belos cenários para exploração.

O som é bem característico da franquia, com músicas simples e que são totalmente descartáveis, algo bem comum em jogos de simulação. Existem legendas em Português do Brasil, algo que ajuda a entender os objetivos bem simples.

Opinião

Expeditions: A MudRunner Game consegue trazer novas mecânicas para o jogador se deliciar com as expedições, mas tropeça na facilidade da repetição de missões, algo muito comum nos jogos de mundo aberto. A preparação das expedições é incrível, pois faz com que o jogador não pense somente no jogar e sim em todo o contexto. Para isso, existem vários itens de customização, veículos e equipamentos diversos para lidar com todos os problemas. O gameplay continua incrível, trazendo o melhor do mundo de MudRunner, que manda bem demais na hora de transportar o que seria uma dirigibilidade em ambientes de terreno complicado.

Os gráficos me surpreenderam positivamente, pois mesmo com texturas bem pesadas, o jogo consegue entregar uma performance incrível, mesmo rodando em um Xbox Series S. Logo próximo ao lançamento tive um problema com quedas de frames, mas após reiniciar o jogo, percebi que era um fato isolado.

Expeditions: A MudRunner Game é uma ótima pedida para quem ama essa franquia, mas recomendo esperar por mais conteúdos e um preço mais atrativo.

Nossa nota para Expeditions: A MudRunner Game

Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Focus Entertainment
Desenvolvido por: Saber Interactive
Data de lançamento: 05/03/2024
Opções de compra: Microsoft Store

*O jogo foi cedido gentilmente pela Focus Entertainment para a realização desta análise.

Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money