Desde a revelação de Assassin’s Creed Shadows que a Ubisoft se vê em meio a uma grande polêmica acerca do Samurai Yasuke, cuja etnia negra desagradou muitos jogadores, especialmente os japoneses, que consideraram uma grande falta de respeito com sua cultura e história. Além disso, um grande debate acerca da existência ou não dessa pessoa, e sua importância na era feudal do Japão, também se iniciou, mesmo que a Ubisoft sempre tenha deixado claro que, apesar de sua grande pesquisa histórica, seus jogos são apenas baseados em fatos reais, tendo liberdade criativa para modificá-los como um entretenimento. Ainda assim, a repercussão negativa aconteceu e o estúdio decidiu de posicionar.
O estúdio pediu desculpas e explicou um pouco do seu processo criativo:
Nossa equipe colaborou extensivamente com consultores externos, historiadores, pesquisadores e equipes internas da Ubisoft Japão para informar nossas escolhas criativas. Apesar destes esforços sustentados, reconhecemos que alguns elementos dos nossos materiais promocionais causaram preocupação na comunidade japonesa. Por isso, pedimos sinceras desculpas. Todas as imagens do jogo apresentadas até agora estão em desenvolvimento e o jogo continuará evoluindo até o lançamento. Com base nas críticas construtivas que recebemos, continuaremos nossos esforços até colocarmos este jogo em suas mãos – e além.
…
Embora busquemos autenticidade em tudo o que fazemos, os jogos Assassin’s Creed são obras de ficção inspiradas em eventos e figuras históricas reais. Desde o seu início, a série obteve licença criativa e incorporou elementos de fantasia para criar experiências envolventes. A representação de Yasuke em nosso jogo é uma ilustração disso. Sua vida única e misteriosa fez dele um candidato ideal para contar uma história de Assassin’s Creed com o cenário do Japão Feudal como pano de fundo. Embora Yasuke seja retratado como um samurai em Assassin’s Creed Shadows, reconhecemos que esta é uma questão de debate e discussão. Nós inserimos isso cuidadosamente em nossa narrativa e com nosso outro personagem principal, a shinobi japonesa Naoe, que é igualmente importante no jogo, nossos dois protagonistas fornecem aos jogadores diferentes estilos de jogo.
The Assassin’s Creed Shadows team has a message for our Japanese community. pic.twitter.com/AIyWNU9YhG
— Assassin’s Creed (@assassinscreed) July 23, 2024
Assassin’s Creed: Shadows será lançado em 15 de novembro. Os assinantes do serviço Ubisoft+ terão acesso antecipado ao jogo três dias antes.