De tempos em tempos ressurge no mundo gamer a discussão acerca da adição de modos de dificuldade em jogos difíceis, principalmente nos chamados Soulslike. De um lado os jogadores defendem que o jogo foi concebido para ser dessa maneira e que deve ser respeitada a ideia do criador. De outro lado, jogadores que não conseguem avançar nesses jogos, clamam para que eles tenham seleção de dificuldade pelo bem da inclusão e até mesmo acessibilidade. Sempre é uma discussão acalorada.
Agora chegou a vez do bem avaliado Lies of P, reacender com força a polêmica, pois o Soulslike irá receber seleção de dificuldade quando sua expansão Overture for lançada. As novas opções de dificuldade “Butterfly’s Guidance” e “Awakened Puppet”, serão adicionadas na atualização que chega junto com a expansão, já o nível de dificuldade padrão do jogo agora será chamado de “Legendary Stalker”.
O diretor do jogo, Jiwon Choi, explica a mudança e diz que ela foi feita com base no feedback dos jogadores e também para expandir o público:
Queríamos garantir que um público maior de jogadores pudesse jogar o jogo. Com certeza, recebemos muitos feedbacks de clientes e de nossos desenvolvedores. Então, ao fazer ajustes no desenvolvimento e introduzir essas opções de dificuldade, podemos oferecer a experiência a diferentes tipos de jogadores. Isso amplia a base de jogadores.
Além disso, a expansão irá adicionar a possibilidade de repetir lutas contra chefes e um novo modo Boss Rush para apimentar o gameplay de quem busca mais desafios.
O novo sistema de dificuldade de Lies of P é talvez a adição mais interessante de todo o pacote, com o potencial de atrair um novo público para um gênero tão querido. Ao mesmo tempo, os níveis de dificuldade mais altos do novo modo Battle Memories darão aos jogadores a chance de aprimorar suas habilidades antes do lançamento da sequência completa do jogo.
A expansão Lies of P: Overture ainda não possui data de lançamento, mas é aguardada para 2025.