Atualmente é difícil entender a estratégia do Xbox, antes era focado em criar experiências exclusivas para os jogadores do Xbox, depois, com a compra de diversos estúdios, o foco aos poucos mudava para projetos que pudessem enriquecer o Xbox Game Pass, e agora o negócio é lançar todos os seus jogos em quantas plataformas forem possíveis, sem nem ao menos existir um período de exclusividade para os usuários do Xbox, que hoje tem como benefício Game Pass e seu custo-benefício muito bom. Mesmo com seu jogos vendendo bem na concorrência, parece que a administração do Xbox segue mal das pernas, uma vez que a divisão anunciou hoje mais uma série de demissões, jogos cancelados e estúdio fechado.

Tudo começou com rumores logo cedo, de que a Microsoft estaria prestes a demitir 9 mil funcionários e que a divisão do Xbox seria bem impactada por essas baixas. Agora já sabemos a realidade da situação.

O conturbado jogo Perfect Dark, que era o primeiro grande projeto do novo estúdio The Initiative, que era descrito como um criador de títulos AAAA, mas que também passou por diversos problemas e recomeços, está oficialmente cancelado, bem como o estúdio está sendo encerrado. O jogo parece nunca ter atingido o padrão necessário e como ele teve que ser cancelado, o estúdio também teve as portas fechadas.

Outra grande baixa foi sofrida pela Zenimax Online, responsável por The Elder Scrolls Online. O estúdio também sofreu diversas demissões e, ao que parece, também terá o seu projeto de um novo MMORPG cancelado.

Por fim, será que alguém ainda se lembra de Everwild? Pois nem precisa mais tentar lembrar, pois o jogo da RARE revelado em 2019, também foi cancelado. Ao que parece, o estúdio ficará preso em Sea of Thieves para sempre.

O chefe da Xbox Game Studios, Matt Booty, compartilhou um email internamente confirmando as decisões:

Tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild, bem como encerrar diversos projetos não anunciados em nosso portfólio. Como parte disso, estamos fechando um de nossos estúdios, o The Initiative. Essas decisões, juntamente com outras mudanças em nossas equipes, refletem um esforço mais amplo para ajustar prioridades e concentrar recursos para preparar nossas equipes para maior sucesso em um cenário de indústria em constante mudança. Não tomamos essas decisões levianamente, pois cada projeto e equipe representam anos de esforço, imaginação e comprometimento.

Nossa estratégia geral de portfólio permanece inalterada: desenvolver jogos que entusiasmem nossos jogadores, continuar a desenvolver nossas maiores franquias e criar novas histórias, mundos e personagens. Temos mais de 40 projetos em desenvolvimento ativo, impulso contínuo com os títulos que serão lançados neste outono e uma forte agenda para 2026.

Agora fica difícil acreditar que esses tais 40 projetos realmente se tornarão realidade, uma vez que a estratégia do Xbox está cada vez mais confusa.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money