Assim como todo ano que se inicia, The Elder Scrolls Online entrega uma nova jornada para seus jogadores, adicionando novos desafios, história e locais novos. Esse ano apesar de ter mudado para um esquema de Temporada no lugar do já tradicional Capítulo, o MMORPG da Zenimax já entregou e ainda tem muito para entregar. Ainda assim, o principal conteúdo, até o momento, é a primeira parte de Seasons of the Worm Cult, que leva os jogadores a revisitarem a trama clássica do jogo bem como uma nova região, a Ilha de Solstício (Solstice).

A Ordem no Verme Negro (Order of the Black Worm) está realizando rituais nefastos de necromancia nessa remota ilha de Tamriel, novamente com o objetivo de arrastar Nirn para Porto Gélido (Coldharbour). Lembra bastante a trama inicial do jogo, que nos colocava para batalhar contra os planos malignos de Mannimarco e nos colocou de frente contra o próprio Daedric Prince Molag Bal. E é essa a ideia, dar continuidade ao que aconteceu lá no início do jogo base, pois apesar da grande derrota, o Culto do Verme está montando um mega ritual para algum motivo macabro. Será que querem trazer alguém de volta? Só o tempo dirá.

O jogo ainda recebeu uma bela atualização gratuita que traz novas maneiras de explorar suas classes, além de um belo sistema para jogadores novos ou que estão retornando e os Mods, que finalmente possibilitaram o jogo ser traduzido para Português do Brasil.

Como o conteúdo anual está agora fragmentado em um sistema sazonal de temporada, tudo está sendo liberado em conta gotas, inclusive história e nova região. Será que isso está sendo bom para o ritmo de The Elder Scrolls Online?

Revisitando sua trama clássica e dando continuidade a história

Desde 2017, com o lançamento de Morrowind, The Elder Scrolls Online assumiu o sistema de Capítulos para expandir seu mundo contando novas histórias, personagens e regiões. Apesar de enriquecer significativamente a grandiosidade de Tamriel, esses Capítulos não davam continuidade a trama principal do jogo, apenas expandindo o universo do jogo a cada ano, o que não trazia aquele sentimento de que aquele mundo estava progredindo, mas apenas adicionando histórias fechadas em si. Com Necrom e Gold Road, a Zenimax conseguiu juntar dois Capítulos desenvolvendo uma mesma trama, mas sempre faltou aquele sentimento de ver os personagens clássicos tendo suas tramas desenvolvidas e com peso para o contexto geral. E isso acontece em Seasons of the Worm Cult.

Somos levados para Solstício, pois os necromantes do Culto do Verme, outrora liderados pelo nefasto Mannimarco, estão realizando um ritual gigantesco na ilha, muito provavelmente para trazer alguém de volta, ou até mesmo alguma localidade. É como se tivéssemos acabado de terminar a trama clássica, na qual derrotamos Mannimarco e Molag Bal, bem como presenciamos o colapso do Planemeld, e agora estamos continuando, de verdade, uma narrativa que expande a linha do tempo do MMORPG.

Para impedir esse ritual, os jogadores se juntam a Sociedade Stirk, que une diversos combatentes de todas as três Alianças e das Guildas para descobrir e impedir os planos do Culto, e para tal também traz velhos conhecidos como Razum-Dar, Skordo, Gabrielle, Vanus Galerion e outras surpresas.

A missão principal é muito boa e nos mantem imersos em sua proposta o tempo todo, trazendo boas doses de nostalgia para os veteranos, mas também explicando bem para quem está chegando, ou retornando após um longo tempo longe. A narrativa evolui com bons diálogos, reviravoltas e mecânicas diferenciadas, que não permite que ela se torne desinteressante. As missões secundárias também estão ótimas, mostrando mais daquela misteriosa e remota ilha, bem como situações inusitadas, como uma cabra falante, por exemplo.

Essa é apenas a primeira parte da jornada, que ainda terá um evento para mobilizar o servidor a fim de derrubar a macabra barreira de almas que nos impede de explorar o lado oriental ilha, para assim avançar para a Parte 2 de Seasons of the Worm Cult. Apesar do corte na narrativa, e ela ter ficado um tanto quanto mais curta, a trama nos deixa ansiosos e curiosos com o que pode acontecer a seguir.

Descobrindo a bela, e repartida, Solstício

A nova região é a Ilha de Solstício, que traz diversos novos conteúdos, bem como paisagens muito interessantes, trazendo o ar praiano, além de uma mistura visual e cultural Argonian e Altmer, entregando belos cenários, com o toque sinistro da invasão dos necromantes. A escolha da ilha pelo Culto do Verme não foi aleatória, uma vez que ela é remota e pouco explorada pelos habitantes do continente, fazendo com que seus planos ficassem encobertos por muito tempo. Uma ótima oportunidade de entregar novos ares para os jogadores, afinal de contas The Elder Scrolls Online já possui mais de 10 anos de estrada.

O pacote de conteúdos está lá com história, Masmorras, bosses e um novo Trial, que recebeu o nome de Ossein Cage, ambientado em Coldharbour. Mas como apenas uma porção da ilha estava disponível nessa Parte 1 da temporada, o sentimento que ficou é de que faltou conteúdo.

Essa divisão do conteúdo em duas partes funcionou até que bem para a história, no entanto para a exploração da ilha apresentou problemas. Todo novo Capítulo nos apresenta uma nova região recheada de conteúdo, mesmo em ilhas pequenas, como em High Isle, por exemplo. Aqui como apenas exploramos o lado Ocidental da Ilha de Solstício, pois a parte Oriental está inacessível por conta da parede de almas erguida pelo Culto do Verme, temos apenas a metade de Masmorras, Bosses, locais de exploração e por aí vai. Mesmo que você decida explorar tudo, e devagar, consegue terminar todo o conteúdo em apenas um dia, o que não era um padrão das expansões de The Elder Scrolls Online até então. Nem mesmo um novo evento de mapa para mobilizar os jogadores foi adicionado, o que também é decepcionante.

Apenas em outubro essa aventura evoluirá com o evento do servidor para a derrubada da parede que divide a ilha, e assim abrir caminho para a Parte 2 de Seasons of the Worm Cult. Quem decidiu jogar agora fica com a sensação de que recebeu pouco conteúdo, e para mim, apesar da divisão da ilha, poderiam ter caprichado mais nos conteúdos para que os jogadores que mergulharam agora em Solstício não ficassem com o sentimento de que era melhor ter esperado outubro para investir e receber o conteúdo completo.

Para quem ainda não sabe a mudança na entrega de conteúdos em The Elder Scrolls Online, antes existiam dois pacotes de Masmorras de grupo, um Capítulo completo no meio do ano e, em algumas delas, uma expansão desse mesmo Capítulo no final do ano. Era necessário comprar o Capítulo e sua expansão, mas o restante estava incluso na assinatura ESO Plus ou poderiam ser adquiridos com Crowns, a moeda premium comprada com dinheiro.

Agora o jogador apenas adquire o Content Pass, que dá acesso a tudo o que será lançado no ano sem necessidade de assinatura ou compra separada. A mudança veio para incentivar que os jogadores pudessem aproveitar toda a jornada da temporada. No entanto, o valor ficou bem mais alto (R$ 264,95) e com esse esquema de conteúdo tão fragmentado, não sei se foi uma decisão tão boa para o lado dos jogadores.

Atualização gratuita é a estrela

O jogo também recebeu conteúdo gratuito para todos os jogadores, que mesmo que não estejam inclusos exclusivamente em Seasons of the Worm Cult, valem muito a pena serem citados, pois mudaram muito a experiência do MMORPG.

O sistema de Subclasse (Subclassing) agora permite utilizar até duas linhas de habilidades de outras classes, podendo adicionar e remover linhas de habilidades de outras classes que encontrarem em Tamriel, possibilitando milhares de diferentes combinações para as habilidades. Não é necessário um novo personagem para utilizar o sistema, uma vez que ele estará habilitado em toda conta que tiver pelo menos um personagem no level 50, que é o nível que desbloqueia o sistema. Eu estou me divertindo muito com a minha Nightblade utilizando habilidades e Passivas das classes Arcanista e Templário, o que trouxe um ar novo para um combate que já está há uma década em atividade, além de oferecer novamente aquele sentimento de progressão com um personagem, uma vez que é necessário subir o nível dessas novas linhas de habilidades.

No entanto, também acho que apesar de divertido, o sistema tira muito da identidade da classe original, o que pode gerar estranhamento para aqueles mais apegados ao Roleplaying em si.

O jogo também trouxe o sistema Hero’s Return, que oferece recompensas para ajudar os jogadores que estão há um tempo longe de Tamriel, ou nunca se aventuraram, a entrar no ritmo do jogo, melhorando sua curva de aprendizado.

Por fim, a grande estrela da atualização, principalmente para nós brasileiros, foi a adição dos Mods, pois com finalmente podemos jogar The Elder Scrolls Online com menus e legendas em Português do Brasil, graças a comunidade do jogo, que disponibilizou a tradução nos consoles. Para saber como baixar e instalar o Mod no seu Xbox Series X/S clique aqui.

Opinião

Apesar de uma história bem interessante, e que finalmente traz um sentimento de progressão narrativa em The Elder Scrolls Online, e uma nova região com cenários diferenciados, a Parte 1 de Seasons of the Worm Cult parece imcompleta, pois tudo está travado pela Muralha Contorcida de almas, que só será derrubada em outubro, e só assim abrirá espaço para a Parte 2, bem como o conteúdo completo. Agora ficou a sensação que era melhor ter esperado o evento da Muralha para assim ter acesso a todo conteúdo.

A atualização 46 é, por si só, uma bela oportunidade de volta a ESO, mesmo para aqueles que não adquiriram o Content Pass desse ano, pois ela traz o divertido sistema de Subclasse, um novo sistema para abraçar novos jogadores e ainda adiciona os Mods, que finalmente fez com que o MMORPG recebesse menus e legendas em Português do Brasil. Dessa forma, é uma boa oportunidade para voltar ou experimentar pela primeira vez o MMORPG.

A parte 1 é uma bela introdução e que demonstra um belo potencial para essa nova estrutura de The Elder Scrolls Online, mas eu sugiro que, por hora, espere o conteúdo completo ser lançado para investir e ter acesso a algo mais redondinho.

Ainda não conhece The Elder Scrolls Online? Confira nossa análise do jogo base, e também das expansões SummersetElsweyrGreymoorBlackwoodHigh IsleNecrom e Gold Roadalém do DLC Murkmire. Vale lembrar que o jogo base faz parte do Xbox Game Pass.

Nossa nota para The Elder Scrolls Online Seasons of the Worm Cult
Plataformas: Xbox One e Xbox Series X|S
Publicado por: Bethesda Softworks
Desenvolvido por: ZeniMax Online Studios
Data de lançamento: 18/06/2025
Opções de compra: Microsoft Store

* O jogo foi cedido gentilmente pela Bethesda para a realização desta análise.

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About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

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