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Análise – Cronos: The New Dawn

O survival horror é um dos meus gêneros preferidos, pois faz parte do meu passado. Quem nos anos 90, não jogou muito Resident Evil, Silent Hill e Dino Crisis? Então, a Bloober Team é uma desenvolvedora que venho prestando bastante atenção, pois mandou bem demais em jogos como The Medium e no remake de Layers of Fear, que realmente mostram uma verdadeira evolução no gênero, sendo algo mais próximo de um terror psicológico.

Recentemente, tive a oportunidade de jogar Cronos: The New Dawn, que é o trabalho mais recente da desenvolvedora, prometendo levar a equipe para outro patamar. Será que eles conseguiram? Descubra em nossa análise a seguir.

O tempo é cruel

Cronos: The New Dawn se passa na Polônia, em um distrito industrial da Cracóvia, localizado no leste europeu, trazendo aquele ar literalmente pesado dessa região, que já é bem sinistro, mesmo em dias normais.

Começamos nossa aventura com a protagonista chegando em uma espécie de maquina do tempo, que nos coloca como a Viajante, então partimos para a nossa primeira missão que é localizar um viajante, que sucumbiu e guarda a localização da missão, que iremos continuar. Parte da premissa, se entende que somos parte de um sistema maior, que busca pessoas importantes, que podem ajudar a salvar o mundo.

O jogo possui diferentes linhas de tempo, então algumas coisas da história, só serão reveladas através da viagem por algumas fendas, deixadas por esse sistema que coordena os viajantes. Além disso, assim que encontramos algumas pessoas que são importantes para a missão, pegamos a sua consciência, mudando nossa perspectiva da história, incluindo o relato das pessoas que participaram de momentos cruciais do incidente.

Em determinado momento da história aconteceu um incidente, que liberou um organismo, que infectou pessoas, transformando-as em criaturas grotescas, que se fundem com cadáveres ou mesmo com outras criaturas para criar algo ainda mais sinistro.

A história não é fácil de entender todos os elementos, mas lendo e ouvindo áudios, que são encontrados durante nossas missões, podemos ter a real noção do que aconteceu. Alguns personagens secundários nos dão outra visão sobre o passado, inclusive mexendo com a nossa cabeça.

No geral, a história é muito boa, pois prende o jogador com revelações aos poucos, criando um mistério para sempre estar interessado no que vem a seguir.

Survivor Horror Sci Fi

Um dos maiores triunfos em Cronos: The New Dawn é pegar muito do que se fez em jogos como Dead Space e Callisto Protocol, e transportar para um ambiente terreno. Sim, estamos falando de um jogo que o terror aponta muito mais para algo Sci-fi do que o sobrenatural. Então não pense que você sentirá muito medo, por mais que o jogo possua alguns jump scares, aqui a experiência é muito mais para te deixar desconfortável, seja pelo ambiente gore e claustrofóbico, no qual não sabemos do que esperar a seguir, principalmente pelo ambiente estar afetado por esse organismo e ainda pelas anomalias temporais.

Assim como todo bom jogo do gênero, temos combate e administração de itens, que fará o jogador poupar munição e outros itens de sobrevivência, e isso é um dos maiores desafios na minha opinião, pois realmente os recursos são escassos e você vai precisar procurar em tudo quanto é lugar, ao custo de gastar recurso sem necessidade, por ter arriscado entrar em um lugar sem necessidade.

A Viajante possui armas a seu dispor, entre pistolas, escopeta, carabina, além de explosivos e um lança chamas, que é ativado no chão. A maioria das armas possuem tiros secundários, que podem ser carregados ou não, isso vai influenciar como lutamos contra os monstros.

Alguns monstros evoluem ao contato com outros cadáveres, ficando mais fortes e sendo necessário lançar fogo, para que a blindagem seja exposta. O jogo conta ainda com batalhas contra alguns chefes, que são bem legais, explorando opções de destruição de objetos para ajudar na batalha.

O combate, mesmo sendo divertido, peca em alguns momentos, por, as vezes, o jogador gastar munição com acertos em locais que não causam tanto dano, ou seja, falta uma certa precisão no combate. Além disso, mesmo fazendo upgrades, parece que a arma só mudou o dano no papel, parecendo que a melhoria não serviu de nada. Os upgrades são feitos com energia encontrada, além de módulos, que são encontrados pelo mapa.

Os upgrades também podem ser feitos para nossa armadura, além de aumentar a quantidade de materiais de criação e do nosso inventário. Alguns materiais são usados para criar munições e algo do tipo, então procurar esses itens é algo crucial para sobreviver.

Caso queira redefinir os upgrades de um arma e jogar a energia em outra, isso é possível, então não tenha medo de investir no que você precisa.

Dobre o espaço tempo

Um grande diferencial de Cronos: The New Dawn para outros jogos do mesmo gênero é a questão temporal, trazendo essas linhas alternativas, que em certo ponto se misturam e deixam o jogador confuso. Além disso, existem alguns artifícios de jogabilidade interessante, como o manejo de objetos, através de anomalias do espaço tempo, dando a possibilidade do jogador tirar objetos do seu caminho, ou mesmo restaurar aquilo que já foi destruído.

O tecnologia do tempo também ajuda a restaurar objetos que ajudam a lutar contra hordas de inimigos, que de vez em quando nos surpreendem.

Além disso, existe uma bota de gravidade incrível, na qual o jogador pode pular para locais específicos, deslocando o jogador para locais que ainda não chegou.

Som e gráficos

Cronos: The New Dawn possui gráficos incríveis, com uma performance que não deixou a desejar em nenhum momento. A direção de arte mandou bem demais em criar ambientes diferentes e que causam sensações mistas nos jogadores.

A direção de arte mandou bem também no design dos monstros, trazendo variações para as mutações.

O som também é espetacular, pois conecta a emoções passadas por cada cenário, seja no presente ou mesmo no passado. O jogo possui legendas em Português do Brasil, além dos textos serem todos traduzidos, algo que ajuda, e muito, no entendimento da história.

Opinião

Cronos: The New Dawn  é uma das melhores opções do ano, quando se fala em survival horror, além de ser o movimento mais arriscado da Bloober Team. Sinto que o ápice da desenvolvedora vai chegar, com o amadurecimento de certas questões, como por exemplo o combate que ainda sofre com a falta de experiência, mas a desenvolvedora mostrou todo o seu DNA com esse jogo especial. O combate as vezes peca na precisão das armas e no hitpoint, que mesmo sendo melhorado com upgrades, a diferença acaba não sendo tão perceptível, a ainda para piorar, o combate corpo a corpo não é bom, sendo utilizado em momentos de escassez de munição. A administração de equipamentos e materiais fazem parte do pacote básico de qualquer jogo do gênero, mas sinto que pesaram um pouco a mão, mas quem gosta desse tipo de desafio vai curtir.

A história é boa e cheia de reviravoltas, por mais que seja um pouco confusa e com detalhes para serem descobertos através de empenho com os coletáveis. O som e gráficos são muito incríveis, pois mesclam o sentimento do jogador, trazendo aquela tensão e desconforto, que mesmo não sendo um terrorzão, traz aquele sentimento de alívio ao chegar no checkpoint mais próximo.

Cronos: The New Dawn pode ser considerado um dos melhores do gênero, pois traz coisas diferentes para um estilo que possui um pódio bem definido e repetido, mas peca um pouco no combate, que carece de experiência da desenvolvedora, algo que deveria ser melhorado nos seus próximos jogos.

Plataformas: Xbox Series X|S, Xbox Cloud Gaming e PC
Publicado por: Bloober Team
Desenvolvido por: Bloober Team
Data de lançamento: 16/09/2025
Opções de compra: Microsoft Store

* O jogo foi cedido gentilmente pela Bloober Team para a realização desta análise.

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