Indiana Jones e o Grande Círculo foi uma grata surpresa, que tivemos a oportunidade de jogar, mostrando que a Machine Games sabe trabalhar até mesmo com propriedades intelectuais de peso.
Recentemente tive a oportunidade incrível de jogar Indiana Jones e o Grande Círculo: A Ordem dos Gigantes, que é o primeiro conteúdo expansivo dessa nova empreitada do Dr. Jones. Será que o chicote acertou em cheio o nosso coração? Descubra em nossa análise a seguir.
A Ordem dos Gigantes
Para começar a nossa aventura, partiremos para Roma, que é onde é situada essa história paralela aos acontecimentos do enredo principal. Para acessar a missão, devemos procurar um padre, que está em um jardim a procura de alguém para compartilhar um anseio por aventura. Quando aceitamos o pedido do padre, temos que investigar seus aposentos, que está sendo cercado pelos Fascistas, que estão em toda parte de Roma.
Após encontrar uma chave, partimos para um local que está muito bem guardado, então cabe a você resolver um quebra-cabeça, que levará a uma passagem secreta, que finalmente te levará para uma nova localidade na cidade.
Diferentemente de Indiana Jones e o Grande Círculo, a história dessa expansão não viajará para várias localidades, mas ao invés disso, exploraremos novos caminhos em Roma, inclusive mostrando locais famosos como a Cloaca Máxima, que é um dos sistemas de esgoto mais antigos do mundo. Boa parte da nossa aventura se passará por lá, resolvendo vários quebra-cabeças ou mesmo lutando contra uma nova ameaça, que são os cultistas.
A história é boa, principalmente algumas viradas de enredo, mas meio obvias, como todo bom filme de Indiana Jones. A medida que avançamos na história, mais perto dos cultistas ficamos, entrando em um clímax que vai levar Indy para um confronto inusitado.
A luta contra o chefe final é incrível, pois nosso protagonista tem que lutar contra um inimigo bem forte e que vai dar trabalho, mas nada impossível, mostrando que a cabeça leva vantagem contra a força física.
Puzzles mais complexos
Indiana Jones e o Grande Círculo: A Ordem dos Gigantes é uma grande experiência em resolver quebra-cabeças, deixando a ação em segundo plano. Logicamente que temos momentos de ação, mistério e locais para escalar, nadar ou mesmo correr, mas caso goste de puzzles, você vai se prender do começo ao final.
Os melhores quebra-cabeças estão aqui, forçando o jogador a pensar cada movimento e tentar várias coisas para resolver algo mais complexo. Fiquei diversos minutos preso, tentando entender como seguir, as vezes me irritando, mas no final, quando é resolvido, dando aquela sensação de dever cumprido.
O grande destaque fica para o puzzle da bola, na qual Indiana tem que mudar a rota da bolinha, usando peças, que caso o jogador não coloque na hora certa, a bola cai ou mesmo se não fizer a ordem correta, você não consegue completar, dando aquele sensação de fazer algo correndo e tendo que pensar rapidamente.
Existem alguns mistérios adicionais pelo grande esgoto, no qual devemos explorar para encontrar, peças ou mesmo um quebra cabeça opcional.
Som e gráficos
A expansão manteve a qualidade sonora e gráfica do jogo base, trazendo mais cinemáticas e momentos de tirar o fôlego. Durante minha jornada de mais ou menos 5 horas, não tive problemas de performance ou bugs, algo que só acrescenta qualidade ao trabalho dessa desenvolvedora incrível.
O trabalho de dublagem e legendas continua impecável, pois coloca sentimento em cada cinemática criada ou mesmo para ajudar na resolução de um quebra-cabeça.
Opinião
Indiana Jones e o Grande Círculo: A Ordem dos Gigantes não manteve a qualidade do jogo base, por ter um escopo mais resumido, algo que não é tão ruim, mas que tira o potencial de uma aventura que poderia escalonar para algo grandioso.
A resolução de quebra-cabeças está incrível, ultrapassando a complexidade do jogo base. As vezes, sinto que ficou complexa demais, mas pra quem gosta é um prato cheio, pois força sua mente e poder de dedução. A história é bem satisfatória, mesmo que pareça uma grande side quest, que cresceu demais para estar no jogo base. O desenvolvimento dos personagens secundários não é tão bem feito, pois tudo é bem corrido.
Indiana Jones e o Grande Círculo: A Ordem dos Gigantes é uma boa pedida para quem gostou muito da história principal e anseia muito por um pouco mais de aventura, mas recomendo esperar uma promoção, visto que o preço ainda está um pouco salgado.
Publicado por: Bethesda Softworks
Desenvolvido por: MachineGames
Data de lançamento: 04/09/2025
Opções de compra: Microsoft Store