Assassin’s Creed é uma das franquias mais marcantes na história dos jogos, tendo navegado em várias histórias, dando a possibilidade do jogador conhecer culturas e épocas totalmente diferentes sem sair de casa. Além disso, temos um estudo profundo de arquitetura, geografia e história, tudo em um único lugar.

Em Assassin’s Creed Shadows finalmente tivemos o Japão feudal, sendo um dos períodos que mais sonhava em jogar. Mas nem tudo são flores, e por mais que o jogo seja incrível, tivemos certos vícios continuados, como o roteiro preso e demorando a engrenar na metade da nossa aventura, dando aquela enjoada e no fim, não resolvendo e deixando a história para depois, algo que ocorre nos últimos jogos da franquia.

Será que a expansão Claws of Awaji trouxe algo de relevante para o futuro dessa história? Descubra em nossa análise a seguir.

Uma ilha misteriosa

A aventura começa em nosso esconderijo, que caso você tenha concluído as missões principais de Yasuke e Naoe, além do epilogo “out of shadows”, aparecerá um emissário de Hattori Hanzo, indicando que encontrou a mãe de Naoe em uma ilha chamada de Awaji, daí temos que partir para uma missão onde assistimos um teatro de bonecos, que traz um minigame em 2D contando a história principal do DLC. No final da missão descobrimos que possivelmente a mãe de Naoe está presa em um castelo, então partimos em uma busca desenfreada pela assassina.

Assim que chegamos à Ilha, já notamos que ali ao invés de sermos os caçadores, somos a presa, então todo cuidado é pouco, pois em diversos locais somos surpreendidos por inimigos disfarçados, além de armadilhas que derrubam nosso cavalo, causando uma terrível emboscada.

À medida que nos aproximamos do nosso objetivo principal, fica claro o envolvimento da guerra eterna entre assassinos e templários, que buscam as relíquias dos Isu. A história é boa, mas segue os mesmo erros do jogo base, que em algum momento algumas missões parecem só encher linguiça até o ápice. A grande diferença são algumas batalhas contra chefes, que mostram algo mais intenso e até mesmo inteligente, que é o caso de uma luta contra um inimigo dentro de um lugar na floresta, cheio de armadilhas ou mesmo as partes finais da expansão, que são cheias de momentos de ação.

Inimigos mortais

Os inimigos em Assassin’s Creed Shadows: Claws of Awaji são mortais e te aguardam sorrateiramente, então perambular pela ilha é sempre um perigo constante. Como no jogo base, temos uma roda de assassinatos para serem cumpridos, que são em forma de comandantes que cercam um dos chefes do jogo, então para diminuir sua força, temos que eliminar todos até chegar à luta contra o chefão, eu não tentei ir sem matar todos, então não sei se deve interferir nessa missão, acredito que sim, deve ficar ainda mais difícil.

O problema é que novamente se torna algo bem mais do mesmo, mesmo tendo algumas situações de lutas legais, mas como é no modo repeteco, fica algo muito igual, lembrando das lutas de Shadow of Mordor, que devíamos lutar contra subchefes, que no começo era bem legal, mas após inúmeras lutas ficava algo tedioso.

Novidades bem vindas

Uma das grandes novidades, que saiu na última atualização junto com esse DLC é a inclusão da arma de Naoe, chamada de Bo, que é uma espécie de bastão de madeira, que a princípio pode parecer algo sem poder, mas nas mãos corretas faz um grande estrago, podendo lutar contra vários tipos de inimigos.

Existe uma missão antes de embarcar para Awaji, no qual podemos aprender a habilidade com um mestre do Bo, que é uma luta bem legal, mostrando que essa arma é muito mais do que possa parecer, trazendo realmente muito poder para Naoe.

Existem algumas missões secundárias no DLC bem interessantes, com destaque para quadros que pintaremos de paisagens espalhadas por Awaji, com destaque para a incrível passagem de Naruto, que são vários redemoinhos no meio do mar, além de uma localidade no meio da floresta que também é de cair o queixo.

Assim que acabamos a história principal do DLC, o trabalho não termina, pois temos novamente uma roda de inimigos para acabar.

Som e gráficos

Os gráficos mantiveram a qualidade do jogo base, algo a se elogiar, mas o desempenho, sinto que tiveram mais ocorrências de bugs e travamentos, algo que não ocorreu em mais de 70 horas de jogatina na história principal. Então parece que foi lançado sem testar com mais exaustão.

O som continua incrível, mostrando todo o potencial da Ubisoft para criar ambientes únicos e cheios de vida. A dublagem dos novos personagens mantém a qualidade do produto original, algo que traz um certo peso para alguns personagens.

Opinião

Assassin’s Creed Shadows: Claws of Awaji é mais uma boa aventura para Shadows, trazendo mais elementos para a saga de Naoe e Yasuke, mas sem muitas revelações. A história do DLC até começa bem interessante, mas peca novamente na repetição e em não mergulhar mais fundo no conflito entre Assassinos e Templários, ficando novamente para depois.

Os encontros aleatórios com inimigos e armadilham completam o mistério em torno de Awaji, que sempre pode nos surpreender, mas em locais bem desertos. Os novos inimigos são bem interessantes e desafiadores, e caso você não esteja com um level acima de 50 nem tente a sorte, pois vão te dar muito trabalho. As batalhas contra os chefes são incríveis e o ponto alto dessa expansão, pois realmente trazem novas formas de confrontar o jogador. Algumas novidades como a arma Bo fazem valer a pena, mas não conta como parte do DLC, visto que todos podem jogar através de um update. A performance ficou bem aquém, pois tive uma grande ocorrência de bugs e travamentos, inclusive em momentos chave da minha aventura.

Assassin’s Creed Shadows: Claws of Awaji é recomendado para quem gostou bastante de Shadows e busca mais do jogo, tendo umas boas 10 horas de jogatina no mínimo, mas não pense que é algo imperdível, então caso não tenha adquirido o jogo em pré-venda, espere sair uma promoção, pois o preço ainda está um pouco salgado.

Nossa nota para Little Nightmares III
Plataformas: Xbox Series X|S
Publicado por: Ubisoft
Desenvolvido por: Ubisoft
Data de lançamento: 16/09/2025
Opções de compra: Microsoft Store
Compartilhar.

About Author

Desenvolvedor Web e Analista de TI, gamer assíduo desde a época do Atari, fã de Metal Gear(menos o Phantom Pain) e Gears of War. Ter a oportunidade de trabalhar um pouco com games é um sonho realizado. Falta só ir para E3!!!

Powered by keepvid themefull earn money