Dragon Quest é uma das maiores franquias do JRPG, sendo reverenciada até os dias de hoje. Recentemente a Square Enix lançou o remake Dragon Quest III HD-2D, que foi muito bem recebido.
Tivemos a chance de experimentar o remake dos dois primeiros jogos da franquia, Dragon Quest 1 e 2 HD-2D Remake, que receberam o mesmo tratamento visual. Será que um obra com mais de 30 anos ainda consegue nos cativar? Confira nossa análise a seguir.
Um remake de respeito
Uma das primeiras coisas a ter em mente é que o remake se baseia em jogos com mais de 30 anos, então alguns elementos podem parecer datados, e é importante considerar isso. Mesmo com muitas mudanças, o remake preserva certos aspectos do material original. A direção de arte, que está incrível, mantém aquele estilo característico de jogos como Octopath Traveler, trazendo uma modernização completa nos cenários, vilas, monstros e personagens secundários.
O combate preserva a essência do jogo original, com um sistema semelhante aos antigos jogos de Pokémon, trazendo batalhas por turnos. Isso permite ao jogador utilizar ataques simples, magias e habilidades, oferecendo inúmeras possibilidades, especialmente se explorar o cenário, onde é possível encontrar pergaminhos com magias para aprender. Alguns inimigos vão exigir estratégias diferentes, através do uso de barreiras mágicas ou aumento de taxa de ataque, cura, sonolência ou outros artifícios.

Uma das adições bem importantes para o remake é a possibilidade de avançar a velocidade das batalhas. Como temos que fazer muito grinding, para aumentar o nível, pois por diversas vezes você será superado pelos inimigos, isso ajuda a não enjoar de tantas batalhas.
Dragon Quest 1 e 2 HD-2D Remake é praticamente uma coletânea, no qual temos dois jogos, com histórias diferentes e isso foi incrível, principalmente para um jogador que não teve tanta experiência com a franquia.
O RPG em sua essência mais pura
Dragon Quest 1 e 2 HD-2D Remake são daqueles RPGs bem raízes, com vilas para compramos itens de cura, armas e armaduras, além é claro, do desenrolar de algumas missões que acontecem nesses locais. Nas vilas também podemos salvar nosso progresso, além de dormir para recuperar nossos status e se livrar de maldições.

Os mapas são vastos, e nos remakes há a adição de novas dungeons que certamente vão entreter os jogadores. No início, é necessário usar um item específico para realizar fast travel, algo que utilizei bastante, especialmente ao retornar a determinados lugares para farmar XP. Conforme avançamos na história, adquirimos a magia chamada Zoom, que permite viajar para pontos específicos do mapa, cumprindo a mesma função do item de fast travel, mas sem custo algum.
Alguns equipamentos são surpreendentes, como a armadura zumbi, que dá bastante defesa, mas que tira a sua vida, se tornando uma grande maldição.

A jornada do Herói
No remake de Dragon Quest 1, a aventura começa com o herói resgatando pessoas de um exército de monstros e embarcando em uma jornada de conhecimento, enquanto busca salvar a princesa em grande perigo. O que inicialmente parece ser a busca por uma mensagem de uma voz misteriosa acaba se transformando em uma missão para resgatar a princesa, que lutou bravamente contra os inimigos, mas infelizmente não teve força suficiente para escapar sozinha.
A medida que avançamos pelo mundo, conhecemos mais personagens importantes e que agregam conteúdo a lore do jogo, além de desvendar certos mistérios e o entendimento do papel do herói. O herói vai viajar pelo mapa de ponta a ponta, atravessando desertos, cavernas e lugares bem exóticos.
Em poucas horas o jogador vai explorar muitos lugares, dando aquele sentimento de ter passado muitas horas, até mesmo dias, algo que achei bem legal.

Reinos ameaçados
Em Dragon Quest 2 a notícia da perturbação em Moonbrooke chega a Midenhall, destruindo a paz de longa data. Como príncipe de Midenhall, o protagonista parte em uma jornada para descobrir a verdade por trás da perturbação! Primeiro, procure companheiros que também compartilhem a linhagem de Erdrick e siga para Moonbrooke.
A premissa do segundo é muito interessante e já começa com pé na porta, pois temos a apresentação de uma grande ameaça, tudo que acontece a seguir faz com que nos importemos com cada personagem novo que conhecemos. O ritmo do segundo jogo é mais intenso do que o primeiro, mostrando uma certa evolução também nesse aspecto.
Uma das grandes novidades do segundo jogo é que começamos a ter mais de um personagem em nosso controle, algo que não teve no primeiro jogo, criando diálogos interessantes entre os membros da party, inclusive durante as batalhas.
Som e gráficos
Dragon Quest 1 e 2 HD-2D Remake apresenta gráficos encantadores, que evocam a nostalgia dos clássicos RPGs. O design dos monstros, embora simples, harmoniza perfeitamente com a estética geral dos jogos. As magias também são muito bem elaboradas, demonstrando como os elementos seriam representados.
O som é fantástico, com músicas vibrantes que ficam na cabeça como um chiclete, mas de um jeito positivo, é claro. Porém, na minha opinião, uma grande falha é a falta de legendas em Português do Brasil, algo que me incomodou bastante, especialmente ao tentar entender os diálogos, o que pode acabar afastando possíveis jogadores.
Opinião
Dragon Quest 1 e 2 HD-2D Remake é um daqueles remakes que podem encantar novos jogadores, que amam JRPG, mas sinto que seria muito mais interessante se o terceiro jogo estivesse dentro do pacote.
Os dois jogos são incríveis, pois possuem histórias charmosas, mas você terá que ter em mente que são jogos de décadas passadas, então não espere por algo tão maduro, mas sim fantasioso e bem caricato. O remake está sensacional, trazendo uma grande modernizada no quesito direção de arte, além de trazer novas funcionalidades como ter a possibilidade de avançar a linha do tempo na hora da batalha por turnos, além da inclusão de novas dungeons, deixando tudo ainda melhor.
O som é magnífico, com músicas que ficam na nossa mente e despertam um sentimento de nostalgia. Um dos maiores problemas, porém, é a falta de legendas em Português do Brasil, algo que pode desanimar muitos jogadores.
Dragon Quest 1 e 2 HD-2D Remake é uma excelente escolha para os amantes de JRPG e fãs da franquia, além de trazer um charme especial que pode conquistar até quem nunca experimentou os primeiros jogos.
Publicado por: SQUARE ENIX
Desenvolvido por: ARTDINK CORPORATION
Data de lançamento: 30/10/2025
Opções de compra: Microsoft Store
* O jogo foi cedido gentilmente pela Square Enix para a realização desta análise.

