Ícone do site Xbox Power

Análise – Marvel Cosmic Invasion

A Marvel Games se uniu de forma incrível à Dotemu e à Tribute Games para trazer muita nostalgia ao Xbox. Marvel Cosmic Invasion é um beat ‘n up com estilo de fliperama que chegou diretamente ao Xbox Game Pass.

Quem já experimentou Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge conhece bem a qualidade desses estúdios, e com o apoio da Marvel não poderia ser diferente. Será que Marvel Cosmic Invasion tem o que é preciso para conquistar você? Confira na nossa análise a seguir.

Uma jornada cósmica e um belo tributo

Marvel Cosmic Invasion começa com nossos heróis tentando deter uma horda de insetos alienígenas, comandadas por Aniquilador, um vilão cósmico que comanda a zona negativa.

A história é muito boa e digna de um grande arco dos quadrinhos, pois encontramos diversas personalidades como Thanos, Galactus, Surfista Prateado, MODOK e outros. Além de visitar locais como Genosha, Nova York, Wakanda e até mesmo Asgard.

O Aniquilador é um vilão que vai tentar comandar outros vilões, que darão muito trabalho para o jogador, que percorre todos esses locais em busca dessa ameaça universal. Existem algumas sacadas bem legais, principalmente no arco que envolve Galactus e o Surfista Prateado.

Durante algumas cutscenes podemos ver alguns diálogos bem simples, mas que passam aquele tom aventuresco de quadrinhos. Não espere por algo muito elaborado como em um filme da Marvel, mas algo mais próximo de um grande quadrinho mesmo.

Beat ‘n up de respeito

Marvel Cosmic Invasion é um beat ‘n up de respeito, reunindo todos os elementos clássicos do gênero, como combos, golpes normais e especiais, enriquecidos por variações e recursos. Não é algo no nível de complexidade de Streets of Rage IV, com seus combos elaborados, mas lembra mais o jogo das Tartarugas Ninja, simples e cheio de diversão.

Os ataque especiais são um show a parte, pois mostram todo o poder do personagem. Outro aspecto interessante é que alguns personagens podem voar ou mesmo usar itens arremessáveis, armas de fogo ou mesmo telecinese, então as opções são variadas.

Em cada missão, podemos escolher dois personagens com características distintas, e o que incentiva a alternar entre eles são os desafios que, ao serem concluídos, rendem pontos para desbloquear novas cores para os heróis, além de opções extras para o modo arcade.

Cada missão conta com personagens específicos para completar os desafios, sugeridos no início de cada fase, mas vale lembrar que podemos usar qualquer um. Alguns personagens são desbloqueados ao longo da história, como Fênix, Surfista Prateado, entre outros. Conforme avançamos nas missões cada personagem recebe experiência, que vai aumentando sua força, saúde, foco e até mesmo recebe habilidades passivas.

As batalhas contra os chefes são incríveis, pois realmente trazem desafio para a equação, além de terem alguns elementos acionáveis para completar a diversão.

Não consegui testar o co-op online, pois joguei antes do lançamento, e nos momentos que procurei, não achei ninguém para jogar.

Problemas sem sentido

Infelizmente, Marvel Cosmic Invasion estreou com alguns problemas bem incômodos no lançamento, especialmente na plataforma Xbox, que deveria ser uma grande porta de entrada, já que o jogo está disponível desde o primeiro dia no Xbox Game Pass Ultimate.

Começando por alguns personagens que se tornam impossíveis de jogar, como She-Hulk e Wolverine, que travam ao usar certos golpes. Não é possível que ninguém tenha testado todos os personagens antes de lançar o jogo na plataforma.

Além disso, o sistema de conquistas não estava funcionando, algo que nem no lançamento ocorreu. Isso ocorre bastante com jogos que analisamos antes do lançamento, mas acontecer na hora do lançamento foi bem frustrante para alguns jogadores.

A desenvolvedora lançou um patch que corrigiu alguns problemas como as conquistas.

Som e gráficos

Marvel Cosmic Invasion possui gráficos estilizados, com um design nostálgico e que passa aquele gostinho de fliperama dos anos 80-90. O design de cada personagem foi feito com muito carinho para homenagear esses heróis lendários.

O jogo possui legendas em Português do Brasil , além de menus localizados, algo que ajuda na hora de curtir uma boa história.

Opinião

Marvel Cosmic Invasion é uma ótima opção para as férias de final de ano, pois podemos recriar aqueles momentos em família, jogando com filhos e amigos.

A história é divertida e digna de uma grande aventura em quadrinhos, apresentando um vilão que vai dar muito trabalho aos nossos heróis, já que ele pretende convocar outros vilões para enfrentarem juntos uma ameaça cósmica. Vilões como Thanos e Galactus se destacam com sua presença imponente e grande influência no universo Marvel.

O gameplay é viciante, com um ótimo beat ’em up repleto de recursos, fruto de um belo elenco de heróis que trazem diferentes poderes e técnicas de combate. Infelizmente, antes do lançamento, enfrentamos alguns problemas com bugs e conquistas que ficaram travadas, mas não estragaram a minha diversão.

Marvel Cosmic Invasion é um dos melhores jogos de heróis dessa geração, mostrando que é possível entregar algo bom, mesmo com simplicidade.

Plataformas: Xbox Series X|S, Xbox Cloud Gaming e PC
Publicado por: Dotemu
Desenvolvido por: Tribute Games
Data de lançamento: 01/12/2025
Opções de compra: Microsoft Store

* O jogo foi cedido gentilmente pela Dotemu para a realização desta análise.

Sair da versão mobile