2026 já é um ano de mudanças para o Xbox, afinal Phil Spencer se aposentará na segunda(23/02), após trabalhar na Microsoft por 38 longos anos. Sarah Bond, atualmente a presidente do Xbox, deixou o cargo, que será substituída por Asha Sharma, atual presidente da divisão CoreAI da companhia.

Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, foi promovido a Chief Content Officer e trabalhará diretamente com Sharma.
Asha enviou um e-mail para os funcionários do Xbox, mostrando um pouco dos seus planos:
Meu primeiro trabalho é simples: entender o que faz isso funcionar e proteger isso. Isso começa com três compromissos.
Primeiro, grandes jogos. Tudo começa aqui. Precisamos ter grandes jogos amados pelos jogadores antes de qualquer coisa. Personagens inesquecíveis, histórias que nos emocionem, jogabilidade inovadora e excelência criativa.
Vamos capacitar nossos estúdios, investir em franquias icônicas e apoiar novas ideias ousadas. Vamos assumir riscos. Vamos entrar em novas categorias e mercados onde possamos agregar valor real, com base no que os jogadores mais valorizam.
Promovi Matt Booty em honra a esse compromisso. Ele entende o ofício e os desafios de criar grandes jogos, liderou equipes que entregaram trabalhos premiados e conquistou a confiança de desenvolvedores em toda a indústria.
Segundo, o retorno do Xbox. Vamos nos reconectar com nossos fãs e jogadores principais do Xbox, que investiram conosco ao longo dos últimos 25 anos, e com os desenvolvedores que constroem universos e experiências abraçados por jogadores no mundo todo.
Vamos celebrar nossas raízes com um compromisso renovado com o Xbox, começando pelo console, que moldou quem somos.
Os games agora vivem em múltiplos dispositivos, não limitados a um único hardware. À medida que expandimos para PC, mobile e nuvem, o Xbox deve ser fluido, instantâneo e digno das comunidades que atendemos.
Vamos derrubar barreiras para que desenvolvedores possam criar uma vez e alcançar jogadores em qualquer lugar, sem compromissos.
Terceiro, o futuro do jogar. Estamos testemunhando a reinvenção do jogar.
Para acompanhar esse momento, vamos inventar novos modelos de negócios e novas formas de jogar, apoiando-nos no que já temos: equipes, personagens e mundos icônicos que as pessoas amam.
Não trataremos esses mundos como IPs estáticas para explorar e monetizar.
Construiremos uma plataforma e ferramentas compartilhadas que capacitem desenvolvedores e jogadores a criar e compartilhar suas próprias histórias.
À medida que monetização e IA evoluem e influenciam esse futuro, não vamos perseguir eficiência de curto prazo nem inundar nosso ecossistema com conteúdo artificial sem alma.
Jogos são e sempre serão arte, criados por humanos, com a tecnologia mais inovadora que fornecemos.
Matt Booty comentou sobre a parceria com Asha:
Olhando para o futuro, estou animado para trabalhar com Asha como nossa próxima CEO.
Nossas primeiras conversas giraram em torno do compromisso dela com grandes jogos e o papel que isso desempenha em nosso sucesso.
Realmente os 25 anos de Xbox começaram fervendo, mas só o tempo dirá se isso será bom ou ruim para os jogadores.
