Nas últimas horas, surgiram rumores de que diversos distribuidores de jogos teriam recebido a informação de que a Microsoft Brasil estaria se preparando para encerar a comercialização de mídia física para os jogos do Xbox no Brasil. Segundo esses comerciantes, a decisão teria sido tomada devido as baixas vendas de jogos físicos em nosso país, o que estaria gerando prejuízo tanto para a Microsoft quanto para os lojistas. A grande migração dos jogadores para a mídia digital possui grande impacto, uma vez que, segundo pesquisa da Newzoo, em 2022 a proporção das vendas de mídia física foi apenas de 5,8%, contra 94,2% da digital.

Além disso, o rumor também especulava que a Microsoft estaria abandonando a localização de jogos para o nosso país, o que significa que não iria mais legendar e/ou dublar seus jogos para o Português do Brasil.

O que a Microsoft disse?

Em um confuso pronuciamento oficial, a Microsoft Brasil inicialmente confirmou que iria realmente parar de comercializar a mídia física no Brasil, pois seu foco estava no comércio digital, mas que não haviam planos para encerrar a localização de jogos no nosso país. Logo depois, a empresa corrigiu a informação e disse que não confirmou o encerramento da fabricação e distribuição de jogos em mídia física do Xbox e reforçou que não irá se posicionar sobre o assunto.

Uma comunicação confusa e que só gera mais confusão entre os seus consumidores.

Em Xbox, sempre buscamos maneiras diferentes de continuar trazendo aos fãs o melhor conteúdo para jogar no dispositivo que eles desejam. A comunidade agora pode aproveitar nossos jogos por meio de códigos digitais ou em seu primeiro dia, através do Game Pass. Estamos ansiosos por incríveis 12 meses que temos pela frente

A única informação confirmada é de que os hardwares (Consoles, controles e acessórios) continuarão sendo comercializados no Brasil normalmente.

Esperamos um pouco mais de tempo antes de soltar essa postagem, para ver se mais alguma informação seria compartilhada, mas o que temos até agora é que a Xbox Brasil não negou ou confirmou que irá encerrar a comercialização de mídia física no Brasil, o mesmo vale para a localização dos jogos. Vamos ter que aguardar algum novo pronunciamento oficial mais claro e direto ou deixar que o tempo traga essas respostas.

A batalha do digital contra o físico

Quanto ao declínio das vendas da mídia física, não apenas no Brasil, mas no mundo, já percebemos que os jogadores estão escolhendo a mídia digital há algum tempo, seja pela praticidade ou promoções, e que os jogos físicos tem se tornado mais como artigos de colecionador. Além disso, com o sucesso do Xbox Game Pass e do Xbox Series S, que não possui leitor de disco, a mídia digital ganhou ainda mais destaque entre os jogadores do Xbox. A Microsoft tem apostado mais na mídia digital há algum tempo, e as vendas são muito maiores nesse segmento, ainda assim é natural que muitos jogadores sintam que uma opção esteja sendo retirada deles, uma vez que jogos físicos muitas vezes possuem boas promoções nos varejistas.

Quanto ao encerramento da localização de jogos para o Brasil, acredito que isso realmente não esteja nos planos da Microsoft, uma vez que vender jogos no Brasil que não tenham dublagem ou nem ao menos legendas, teria impacto, inclusive, nas vendas digitais de jogos e até mesmo consoles, uma vez que pode afastar o público da plataforma e da marca. Seria um retrocesso gigantesco.

Agora é aguardar para ver como será desenhado o futuro do Xbox no Brasil. Uma coisa é certa, essa falta de comunicação clara com os consumidores só gera mais confusão e desinformação. Vamos torcer para que melhore.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money