Se você achava que o Xbox Game Pass já estava no seu auge, prepare-se para mais uma rodada de surpresas. Segundo Chris Charla, chefe do programa ID@Xbox, os parceiros que já lançaram jogos no serviço estão voltando com sede de mais. E não é só papo de marketing: são mais de 150 acordos assinados com estúdios que querem repetir a dose.

Isso mesmo. O Game Pass virou aquele buffet livre que ninguém quer sair. Você entra com um prato tímido, experimenta um jogo indie aqui, um AAA acolá, e quando vê, está comendo com os dedos e pedindo sobremesa.

xbox game pass - ID@Xbox's Chris Charla on program successes and failures

A fila de parceiros só cresce

Em entrevista à Eurogamer, Charla revelou que mais de 50 estúdios assinaram seu primeiro contrato com o Game Pass só em 2024. Agora, com 150 acordos firmados, a Microsoft fez seu maior investimento no serviço até hoje. E não é só quantidade: a promessa é de um catálogo mais diverso e empolgante.

Segundo ele, “a maioria dos parceiros que já tiveram um jogo no Game Pass quer trazer seus futuros títulos para o serviço”. Traduzindo: quem prova, aprova. E quem aprova, volta com mais jogos debaixo do braço.

Mas nem tudo são conquistas e conquistas

Claro que nem todo mundo está aplaudindo de pé. O ex-chefão da PlayStation, Shawn Layden, soltou a bomba dizendo que o Game Pass transforma desenvolvedores em “escravos assalariados”. Segundo ele, o modelo não cria valor e não inspira os criadores. É como se os estúdios estivessem apenas cumprindo expediente, sem paixão.

Raphaël Colantonio, fundador da Arkane Studios, foi ainda mais direto: chamou o modelo de “insustentável” e “danoso para a indústria”. Já Michael Douse, da Larian Studios, reconheceu que o serviço ajuda jogos menores e arriscados, mas prefere o modelo da Sony, que adiciona os títulos após a fase de vendas.

A crítica é dura, mas não parece abalar o entusiasmo dos parceiros. Afinal, se há 150 estúdios querendo repetir a experiência, talvez o buffet esteja mais saboroso do que parece.

O efeito bola de neve

Um exemplo curioso é o caso de Football Manager. O chefão da franquia, Miles Jacobson, contou que os números de jogadores dispararam desde que o jogo entrou em plataformas de assinatura. Eles até criaram um modelo de negócios inteiro baseado nisso.

Jacobson explicou que foi uma jornada de cinco anos, cheia de testes e aprendizados, até que a estratégia final fosse implementada. Ou seja, não foi uma aposta impulsiva — foi um plano bem pensado que deu certo.

Xbox Game Pass no "destruye el valor de los juegos" como dice ...O caso de sucesso: Football Manager

Um exemplo que contraria os críticos é o de Miles Jacobson, chefão da franquia Football Manager. Ele contou que os números de jogadores explodiram após a entrada nos serviços de assinatura. E mais: o estúdio construiu um modelo de negócios inteiro em torno disso.

Jacobson explicou que foi uma jornada de cinco anos, cheia de testes e aprendizados, até que a estratégia final fosse implementada. Ou seja, não foi uma aposta impulsiva — foi um plano bem pensado que deu certo.

Diversidade como prioridade

Durante a Gamescom, a variedade de jogos apresentados foi um reflexo claro da estratégia da Microsoft. Segundo Charla, “é um reconhecimento da necessidade crucial de diversidade no nosso portfólio”.

Isso significa que o Game Pass não será apenas o lar dos grandes blockbusters. Jogos experimentais, indies ousados e experiências narrativas únicas também terão espaço. E isso é música para os ouvidos de quem gosta de descobrir pérolas escondidas.

ID@Xbox Game Pass Stream to Showcase Indie Games Coming to Xbox Game Pass

Conclusão: o buffet está servido

Com o maior investimento já feito, uma fila de estúdios querendo voltar e uma estratégia clara de diversidade, o Xbox Game Pass está mais forte do que nunca. Mesmo com as críticas, os números e os depoimentos mostram que o serviço está longe de ser uma moda passageira.

Se você ainda não assinou, talvez seja hora de parar de fingir que vai jogar aquele disco antigo e mergulhar de vez no mundo dos jogos sob demanda. Só não vale comer com os olhos e deixar tudo no backlog. Ou vale, vai saber. Gamer que é gamer vive de promessas e atualizações pendentes.

 

Fontes: Eurogamer / Insider Gaming

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About Author

Aficionado por games, comecei cedo: Intellivision -> MSX -> PC -> Xbox 360 / PS3 / PSP -> Xbox One. Fã de Fallout, Bioshock, Assassin's Creed, Mass Effect, Borderlands, Skyrim, Just Cause, Dead Island, Gears of War, Far Cry, Halo, GTA entre outros. Também aficionado por séries de TV, NFL (GO GIANTS!), NBA (Go Lakers), Futebol (Fluminense).

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