Eu já havia observado na análise da parte 1 de Seasons of the Worm Cult (confira aqui), que a fragmentação de uma mesma história não fez bem para essa estreia do modelo de temporada em The Elder Scrolls Online, pois a história, mesmo com um gancho bom, perdeu muito da força e o conteúdo da região não pareceu bem distribuído, só restando a sensação de terem entregado algo incompleto.
Agora, após terminar todo o conteúdo com muito esforço, pois tudo está lotado de bugs e erros, sinto que essa estrutura precisa ser muito mais trabalhada, pois não funcionou bem e vou lhes explicar melhor no decorrer desta análise.
Narrativa com premissa interessante, mas que perde a força pelo conteúdo fragmentado
Apesar de The Elder Scrolls Online ter em seu antigo sistema de Capítulos, uma trama que se desenvolvia no decorrer de todo o ano, a primeira parte era uma história fechada que se encerrava e depois apenas era expandida com novas narrativas que de ramificavam dos acontecimentos anteriores, deixando o jogador motivado a saber mais daquela trama que se desenrolava. Agora, senti apenas que tudo foi cortado para metade para justificar uma nova, e cara, estrutura de Passe de Conteúdo anual, prejudicando o ritmo, e a qualidade, do MMORPG. Quem está jogando Seasons of the Worm Cult desde o seu início, fica com a sensação de que era melhor ter começado tudo já na Parte 2 e, talvez, a história ficasse um pouco mais interessante.
Na primeira parte da história, a Ordem no Verme Negro (Order of the Black Worm) realizou seus rituais nefastos de necromancia em Solstice para completar seus planos malignos de trazer Mannimarco de volta. Eles conseguem, mas o vilão não tem mais seu corpo original e dessa forma tem poderes limitados. Agora, ele precisa realizar novos rituais sinistros para achar um recipiente forte o suficiente para que possa retornar em toda a sua glória. Nossa missão? Impedir que isso aconteça.
Continuamos lutando ao lado da Sociedade Stirk, que une diversos combatentes de todas as três Alianças e das Guildas para impedir os planos do Culto, e para tal também traz velhos conhecidos como Razum-Dar, Skordo, Vanus Galerion e outras surpresas.
A premissa é sensacional, retomar a história que é uma sequência ao enredo original do ESO, iniciado há 10 anos, com nomes grandes e queridos da comunidade. Os personagens são realmente muito bons, com muito carisma. A trama tem seus bons momentos, mas tudo sempre me trouxe a sensação de que o conteúdo foi acelerado e necessitava de mais tempo para ser concluído com mais qualidade, e isso ficou muito claro nos diversos erros e bugs de progressão, que me obrigaram a abandonar e reiniciar algumas missões do começo, e isso ocorreu muitas vezes, algo que nunca aconteceu comigo em meus diversos anos jogando ESO.
Realmente decepcionante e que estava acontecendo nas diversas plataformas que o jogo está presente, pois os fóruns oficiais estão lotados de reclamações desses erros. As demissões tiveram muito impacto na equipe de qualidade do jogo, e isso ficou claro em Seasons of the Worm Cult.
Conteúdo com potencial, mas sensação de que faltou mais
Meses após o lançamento da Parte 1 de Seasons of the Worm Cult, os jogadores receberam o primeiro evento de servidores da história de The Elder Scrolls Online, sendo uma bela iniciativa dos desenvolvedores de trazer algo novo para o MMORPG. No entanto, apesar da ideia ser boa, já na primeira semana muitos problemas apareceram, mais uma vez, deixando no ar que faltou mais tempo para trabalhar mais na ideia. Progresso lento, atividades sem muita inspiração e muito repetitivas, além de bugs que atrapalhavam os jogadores completarem missões e atividades.
Pior era ter que depender de completar esse evento horroroso para poder ter acesso a segunda parte do mapa de Solstice, bem como continuar a história. Apesar da ideia ser realmente muito interessante, carece de muito mais testes e criatividade do time da Zenimax, para entregar algo que realmente engaje a comunidade de ESO.
Finalmente chegando em Eastern Solstice recebemos o pacote tradicional de ESO com novos chefes de mundo, delves e uma masmorra pública. Algo que achei bem interessante foi o toque de Coldharbour em Solstice, como uma infecção que está se espalhando pelo paraíso tropical, trazendo uma atmosfera bem interessante para a região.
Toda Solstice possui um belo conteúdo, além de cenários bem distintos do que existia até então em The Elder Scrolls Online, no entanto, a fragmentação dos conteúdos, novamente, deixou a sensação de que faltou mais. Para aqueles que apostaram na nova estrutura, fica a sensação de que era melhor ter esperado sair tudo e ainda garantir um desconto justo para jogar tudo de uma vez.
Opinião
Toda a temporada de Seasons of the Worm Cult tinha um potencial bem robusto. Reviver a trama original do MMORPG, trazer personagens queridos e icônicos desse universo, uma região totalmente nova para explorar e ainda se aventurar em um evento diferente de tudo o que já existiu no jogo, para engajar toda a comunidade. No papel tudo lindo, na prática faltou bastante.
A fragmentação excessiva dos conteúdos deixa a sensação de que não vale a pena investir na temporada desde o começo, pois ao contrário do sistema antigo de Capítulos, no qual você recebia um pacote de conteúdo completo no meio do ano, e depois isso se expandia em uma segunda parte, que não era uma mera continuação, mas sim algo novo, agora tudo parece simplesmente picotado ao meio. Além disso, o alto valor só serviu para fragmentar muito a comunidade que decidiu esperar para ver o como o novo sistema iria funcionar.
Essa nova estrutura até pode funcionar, mas não da forma como foi apresentada. Liberar conteúdo a conta gotas para justificar um passe anual não fez bem para ESO e nem para a Zenimax, que sempre prezou pela qualidade dos conteúdos, mas, dessa vez, entregou algo que pareceu não ter tido tempo de atingir todo o seu potencial.
Ainda não conhece The Elder Scrolls Online? Confira nossa análise do jogo base, e também das expansões Summerset, Elsweyr, Greymoor, Blackwood, High Isle, Necrom e Gold Road, além do DLC Murkmire, bem como Seasons of the Worm Cult Parte 1. Vale lembrar que o jogo base faz parte do Xbox Game Pass.
Publicado por: Bethesda Softworks
Desenvolvido por: ZeniMax Online Studios
Data de lançamento: 18/06/2025
Opções de compra: Microsoft Store
* O jogo foi cedido gentilmente pela Bethesda para a realização desta análise.





