Ícone do site Xbox Power

Análise – Mayhem Brawler

Um dos gêneros mais queridos é o beat ’em up, que teve seu ápice nos anos 90, com franquias como Final Fight, Streets of Rage e Cadillacs and Dinosaurs. Quem não se lembra dos famosos arcades? Que juntavam aquela galera após a escola, para coloca várias fichas só para tentar terminar essas lendas.

De lá pra cá, foram anos com tentativas em trazer o gênero de volta para a sua glória, que começa a ter um grande destaque, com o lançamento do ótimo Streets of Rage 4, e agora com o mais novo Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge.

Mas outros jogos também fazem uma grande investida no gênero, com um investimento mais tímido e muita vontade de fazer algo de bom. Um desses jogos foi o Mayhem Brawler, que teve uma demo lançada durante a E3 2020, com uma proposta que une quadrinhos e o clássico Beat ’em up.

Será que o jogo conseguiu evoluir para trazer algo de bom? Ou ele ficou somente no arroz com feijão? Descubra na nossa análise a seguir.

DE VOLTA AOS ANOS 90

A trama de Mayhem Brawler gira em torno da cidade de Mayhem City, no qual vivem meta-humanos super poderosos e humanos. Eles possuem uma relação complicada, fazendo-se necessária a intervenção da super força policial, chamada de Stronghold.

A história é contada com várias cenas em quadrinhos.

Os três personagens principais (Trouble, Dolphin e Star) fazem parte dessa força policial, sendo designados para investigar as docas, um lugar no qual o crime está a espreita. Mas nada é o que parece, e os policiais tem que partir em uma jornada que viaja para muitos lugares perigosos da cidade.

UMA GRANDE MISTURA

A história de Mayhem Brawler é dividida em 7 fases, mas que pode aumentar devido a um sistema incomum de ramificações, dependendo das escolhas podemos ir para outros lugares, e conhecer diferentes inimigos. Ao todos existem três finais, que dependem dessas escolhas. Geralmente essas escolhas são voltadas para prender ou soltar determinados meta-humanos, sendo algo que poderá mudar o nosso caminho.

Cada escolha leva a uma subtrama diferente.

Falando em ramificações de história, cada caminho traz uma fase diferente, além de inimigos e um boss final que combina com aquela fase. Temos, por exemplo, uma personagem que é a líder dos lobisomens ou o líder dos vampiros. O alicerce de Mayhem Brawler se solta bastante nessas mitologias, deixando um ar de quadrinhos, no qual cada fase é uma nova aventura, mas sempre ligada ao tema central.

As fases são bem curtas, mas a diversão é prolongada devido a essas ramificações na história, oferecendo curiosidade ao jogador para voltar a certos pontos da história.

Uma das coisas mais legais que gostei na história, é que a trama é contada através de histórias em quadrinhos, com diálogos bem construídos, e cheios de humor. Durante essas cenas, existem algumas mensagens de pessoas no twitter interagindo com os heróis, criando algo bem engraçado.

No geral a trama é bem legal, com vários elementos que são apresentados até os momentos finais, mesclando com momentos do passado de Mayhem City.

UM BEAT’ EM UP DE RESPEITO

Como todo bom Beat ’em up temos aquela jogabilidade clássica em 2D, com um deslocamento para frente, e que apela bastante para o fundo de cada cenário, que ajuda a contar a uma história.

Todos os elementos estão lá, armas brancas, armas de fogo e até mesmo aqueles itens destrutíveis e comestíveis que dão energia e enchem também a barra de saúde.

Os chefes de fase vão te dar bastante trabalho.

O que seria de um bom jogo do gênero, se não fosse seu combate? Em Mayhem Brawler os protagonistas são meta-humanos poderosos com poderes bem legais, no qual podemos combinar com combos bem interessantes. A medida que vamos lutando, a barra de energia vai aumentando, dando a possibilidade de ativar esses poderes.

Trouble possui garras extremamente afiadas que infligem hemorragia, mas também pode deixar os inimigos atordoados com seus chutes. Dolphin, o grandalhão da equipe, causa atordoamento e vulnerabilidade com suas pancadas de alto impacto. Já Star, que é mais ágil, porém mais fraca, pode voar e também aplica atordoamento e vulnerabilidade com seus golpes de energia cinética. Os três personagens são interessantes, dando a possibilidade do jogador escolher o que melhor combina com seu estilo.

Outro ponto interessante do combate é que tanto você quanto os inimigos possuem fraquezas, que acontecem por determinada ação. Por exemplo, um determinado tipo de especial o inimigo fica com a defesa quebrada, ai aparece um símbolo de guarda quebrada em cima da cabeça do personagem.

Alguns diálogos são bem engraçados, mas caem no clichê

Voltando a falar do combate, temos chefes de fase a cada missão, com alguns bem poderosos. Então guarde suas vidas para o combate final da fase, você vai precisar. A dificuldade de Mayhem Brawler é bem escalonada, com fases que vão ficando mais difíceis a medida que avançamos, isso é importante para oferecer mais desafio.

UM POUCO MAIS

Além do tradicional modo história, em Mayhem Brawler temos um outro modo chamado de Fliperama que é habilitado após terminar o jogo. Nele, não existem “continues“, lembrando a tensão de jogar em um arcade.

O jogo também pode ser curtido com um amigo em tela divida, no famoso co-op de sofá.

SOM E GRÁFICOS

Os gráficos são bonitos, com um traço bem desenhado, além de cores e personagens variados. Os efeitos dos poderes, tanto dos protagonistas, quanto do inimigos, são interessantes. Outro ponto que se destaca são as fases, que são únicas e cheias de personalidade.

O som remete aos antigos jogos do gênero, mas com uma abordagem mais moderna em seus efeitos. Mayhem Brawler possui legendas e menus em Português do Brasil, algo que oferece um ótimo entendimento da história, trazendo mais qualidade para a experiência.

OPINIÃO

Mayhem Brawler é um jogo bem divertido, e muito surpreendente, principalmente por ter melhorado bastante sua qualidade desde a demo de 2020. Foi gratificante ver que a Hero Concept ouviu o feedback dos jogadores e conseguiu elevar o nível do projeto. Alguns podem até pensar que o jogo é uma mera cópia de jogos como Streets of Rage e Final Fight, mas não, aqui realmente temos um diferencial, com personagens carismáticos e uma trama digna de uma história em quadrinhos. Fica bem claro que foi usado diversas referências, de famosas histórias como, por exemplo, a X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, inclusive com suas capas icônicas.

Mayhem Brawler também é um jogo de pancadaria de respeito com muitos combos aliados aos poderes dos personagens, que realmente fazem a diferença na hora do gameplay. Um dos seus grandes diferenciais são as ramificações na história, no qual podemos escolher um caminho que resulta em uma fase diferente, e consequentemente um final distinto.

O jogo é altamente recomendado por ser bem completo, ainda mais pelo preço que é bem convidativo.


* Certifique que este é o preço praticado antes de efetuar a compra. Os valores podem variar.

Sair da versão mobile